Metrô é liberado para bicicletas aos finais de semana

Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

sex, 23/02/2007 - 11h12 | Do Portal do Governo

Da Folha de S.Paulo

Os ciclistas profissionais e amadores podem, a partir de amanhã, entrar com bicicletas nos trens do metrô e da CPTM -aos sábados, das 15h às 20h, e aos domingos e feriados, das 7h às 20h. A iniciativa facilita o acesso dos esportistas a parques e ciclovias, mas ainda não incentiva o uso diário da bicicleta como meio de transporte durante a semana.

De acordo com as normas para sua circulação, os ciclistas deverão entrar somente no último vagão e não podem usar as escadas rolantes e elevadores. Além disso, não podem montar nas bicicletas enquanto estiverem nas estações.

Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável, que se encarregará de levar a bicicleta.

Os usuários sem bicicletas continuam com prioridade no transporte e devem entrar primeiro nos vagões.

O anúncio foi feito na madrugada de sábado de Carnaval, em pleno sambódromo, pelo governador José Serra (PSDB). “Eu sou particularmente favorável ao uso de bicicletas. Bicicleta polui menos e leva as pessoas mais rapidamente. Permitir a bicicleta no metrô significa levar a bicicleta para outro lugar e andar nesse outro lugar ou voltar para casa”, disse.

Segundo Serra, a idéia foi da vereadora Sônia Francine, a Soninha (PT). A permissão é baseada em experiências adotadas nos metrôs de cidades como Nova York, Berlim, Madri e Rio de Janeiro.

Segundo o secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), a iniciativa é importante. Ele espera que em breve aconteça a liberação das bicicletas durante a semana.

“Pedimos há dois anos que isso fosse implementado. Em todas as cidades do mundo que tentaram, deu certo.” Ele diz que as estações precisam, ainda, instalar bicicletários.