Metrô duplica avenida na Zona Leste

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 4 de junho de 2004

sex, 04/06/2004 - 9h52 | Do Portal do Governo

No mês que vem a Companhia do Metropolitano entrega a obra na Avenida Salvador Gianetti, que fica na divida entre os distritos de Guaianazes e Lajeado. Modificações como essa são realizadas em contrapartida pelo uso do subsolo da Cidade

Arthur Guimarães

Nem só de cuidados com trilhos e vagões vive o Metrô. Em boa parte das obras para ampliação de suas linhas, a empresa também executa a construção ou reforma de ruas e avenidas, serviços feitos em contrapartida pelo uso do subsolo da Cidade. O mais novo empreendimento desse tipo será inaugurado no próximo mês: a duplicação de 900 metros da Avenida Salvador Gianetti, na divisa entre os distritos de Guianazes e Lajeado, na Zona Leste.

O trabalho integra o projeto de implantação dos 8,1 quilômetros de linha férrea entre Itaquera e Guaianazes, trajeto cuja exploração foi cedida à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no ano de 2000.

‘O trabalho que estamos finalizando no centro de Guaianazes é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população local, pois a obra vai facilitar e melhorar os deslocamentos por toda a região’, explica o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

As obras em Guaianazes são realizadas com recursos do Governo do Estado e financiamento parcial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES. Os trabalhos incluíram a construção de uma galeria de águas pluviais, em funcionamento desde o final de 2003, sob o viário da Avenida Salvador Gianetti.

A galeria, com 162,36 metros de extensão e 2,2 metros de diâmetro, eliminou o antigo problema de enchentes na região.

No último fim de semana, o Metrô concluiu ainda o muro de fechamento da ferrovia e executa a construção de bocas-de-lobo, guia e sarjeta na pista Sul da avenida, no sentido Itaquera. A empresa também finaliza as obras de adaptação da alça do Viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno com a pista reformada do novo viário.

Além da melhoria no pavimento, as obras na Avenida Salvador Gianetti trarão mudanças no canteiro central, que ganhará nova iluminação pública, com a instalação de postes metálicos e luminárias do tipo ‘pétalas’, para aumentar a segurança no bairro.

Ana Rosa-Imigrantes: 90 metros de túneis

Em outra parte da cidade, na Zona Sul, as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que foram iniciadas no último dia 31 de março, estão seguindo em ritmo acelerado em direção ao bairro do Ipiranga.

Na quarta-feira, o trecho Ana Rosa-Imigrantes já contava com um total de 90 metros de túneis escavados, sendo 51 metros na via 1 (sentido Vila Madalena), e 39 metros na via 2 (sentido Ipiranga).

A expectativa é de que o novo trecho, que vai ligar as estações Ana Rosa, na Vila Mariana, e Imigrantes, no bairro do Ipiranga, transporte 35 mil passageiros/dia.

O empreendimento será feito em duas etapas: a primeira envolve a construção de 2,9 quilômetros de vias e duas estações, Chácara Klabin e Imigrantes.

A segunda etapa do projeto prevê a execução de mais 2,2 quilômetros de vias e duas estações, Ipiranga e Sacomã, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens, na extremidade da linha.

Dos 2,9 quilômetros de vias da obra, um pequeno trecho de 278 metros, sobre a Avenida Ricardo Jafet, junto à estação Imigrantes, será construído em elevado.

Atualmente, a produção diária é de um metro de túnel por via. Juntas, as escavações dos dois túneis produzem cerca de 10 metros cúbicos de terra/dia, o que encheria 10 caminhões de carga.