Metrô de SP instala bancos para pessoas obesas

Repórter Diário/ABC

qua, 15/04/2009 - 9h52 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – deverá instalar até o final de 2009 assentos para pessoas obesas nas plataformas das estações e trens. Serão dois bancos em cada trem, um em cada extremidade. Ao todo, serão 234 bancos em 117 trens das linhas Azul, Verde, Vermelha e Lilás.

Além disso, cada plataforma contará com um banco, junto ao primeiro carro do trem. As melhorias atendem à Lei Estadual 12.225/2006, que estabelece a obrigatoriedade da disponibilidade de assentos para pessoas obesas nos transportes públicos.

Nas plataformas, os bancos exclusivos devem ser instalados até abril. Já os assentos para os trens devem estar disponíveis para o Metrô, que fará a instalação em todos os trens, até dezembro.

A empresa responsável pelo desenvolvimento do banco das estações e trens do Metrô é a Pires Giovanetti Guardia – empresa que atua nas áreas de recuperação e restauração de estruturas. Já os bancos para os trens devem estar disponíveis pela empresa até fevereiro e a Companhia do Metrô ficará responsável pela instalação e manutenção.

Estes assentos têm dimensão e resistência diferenciadas em relação aos demais assentos existentes. A largura mínima equivalente a dois assentos normais, ou seja, aproximadamente 90 centímetros. As peças devem suportar uma carga mínima de 250 Kg no assento, e de 100 Kg no encosto. Todos os cantos e extremidades dos assentos são arredondados, mantendo o padrão e a harmonia ao mobiliário existente.