Metrô de SP anuncia obras e inauguração

Gazeta do Litoral/Praia Grande

ter, 18/08/2009 - 9h49 | Do Portal do Governo

O governo do Estado anunciará na segunda-feira, 17, um calendário de início de obras e entrega de estação do Metrô de São Paulo. Terá início a escavação do túnel da segunda etapa da Linha 5-Lilás, na futura Estação Adolfo Pinheiro. 

O governador José Serra irá ao evento. Também deverão ser anunciadas a data de inauguração – dezembro – de mais uma estação da Linha 2-Verde, a Sacomã, no Ipiranga, e a conclusão da escavação do túnel da Linha 4-Amarela pelo tatuzão. 

A máquina chega à futura Estação Luz com uma semana de atraso. Trata-se de mais uma etapa do plano de expansão do Metrô, que hoje tem apenas 61,3 km. 

A Linha 2 interligará a região do Largo Ana Rosa à Vila Prudente, com passagens pelos bairros de Vila Mariana, Chácara Klabin, Ipiranga, Sacomã e Vila Prudente. 

O trecho tem integração com a Linha 1-Azul nas Estações Paraíso e Ana Rosa. Na Estação Chácara Klabin haverá também conexão com a extensão da Linha 5-Lilás. 

A Estação Sacomã, que será aberta em dezembro, tem interligação com o Terminal Sacomã do Expresso Tiradentes e com o terminal rodoviário que recebe ônibus intermunicipais vindos da região do ABC. 

A conclusão da escavação dos 12,8 km da Linha 4 finaliza mais uma etapa da obra, que está na fase de colocação dos trilhos e dos sistemas de sinalização de via. A previsão é iniciar testes com os trens, sem condutores, em novembro. 

A construção da nova parte da Linha 5-Lilás terá 11 estações. Serão mais 11,4 km de via com previsão de conclusão em 2014. Nesse trecho serão feitas desapropriações de 114 imóveis entre a futura Estação Adolfo Pinheiro e a Subestação de Energia Elétrica Bandeirantes, na região de Moema e Campo Belo. No total serão cerca de 360 desapropriações.