Metrô de São Paulo exibe painéis com poemas em 8 estações da linha 2-Verde

Folha de S. Paulo

qui, 22/10/2009 - 8h44 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo lançou nesta semana um projeto para exibir 70 painéis com poemas em oito estações e nos seis novos trens da linha 2-verde.

A iniciativa pretende colocar os 420 mil usuários diários da linha em contato com 42 textos consagrados da literatura em língua portuguesa. O objetivo é estimular o gosto pela leitura.

A expectativa de um dos idealizadores do projeto Poesia nos Trilhos, o poeta Carlos Figueiredo, é que a iniciativa garanta o primeiro contato de grande parte dos passageiros com a poesia.

O primeiro painel, com o poema “Amar”, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), fica na estação Vila Madalena. As outras estações contempladas são Sumaré, Clínicas, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klabin, Santos/Imigrantes e Alto do Ipiranga. No total, poemas de 21 escritores serão exibidos até o final do ano.

Entre os autores selecionados estão os brasileiros Gonçalves Dias, Augusto dos Anjos, Castro Alves e Olavo Bilac e os portugueses Luís de Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca.

Segundo Carlos Figueiredo, em 2010 o objetivo é realizar exposições temáticas de poesia em estações e trens de todas as linhas do metrô.

Ele diz que existe entre os usuários do metrô uma demanda por literatura e iniciativas culturais e cita a receptividade do projeto Embarque na Leitura, que mantém cinco bibliotecas dentro de estações. Elas possuem mais de 18.000 associados.