Metrô como transporte para as compras de Natal

SPTV - 1º Edição - Quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

qua, 05/12/2007 - 15h27 | Do Portal do Governo

SPTV – 1º Edição

Qual a melhor opção de transporte na hora de fazer as compras de fim de ano? Nós mostramos ontem, no SPTV, que usar o carro para ir ao centro é nada fácil.

Faltam vagas nas ruas, os estacionamentos são caros e nem sempre atendem ao que diz a lei.

Nós entrevistamos o secretário das subprefeituras, Andrea Matarazzo. Ele recomendou às pessoas que usem o transporte público.

Pois então hoje nós voltamos à vinte e cinco de março pra ver como os consumidores que usam o metrô estão se virando pra fazer as compras e voltar pra casa com as mãos cheias de sacolas.

Na Estação São Bento do metrô começa a jornada de dona Maria da Glória e suas duas filhas. Elas saem em busca de uma guirlanda e de uma árvore de Natal, na 25 de Março. Mas as novidades já enchem os olhos, na Ladeira Porto Geral.

Entre árvores, brilhos e Papai Noel, dona Glória pesquisa os preços e faz as compras. “Achei, uma árvore bem em conta, com desconto de R$60”, diz ela.

Com ela, outras milhares de pessoas aproveitam a manhã para comprar os enfeites natalinos.

“Vamos de metrô. Porque é mais fácil, chegar aqui não tem como estacionar, é complicado”, diz a filha.

“Não dá, só de carro mesmo. De ônibus não dá pra andar não. Para mim é difícil, tem que fazer baldeação, tem que pegar outro ônibus, moro no Embu, é muito longe”, diz um consumidor.

Ontem o secretário das subprefeituras, Andrea Matarazzo, disse, no SPTV, que o consumidor deve preferir usar o metrô pra fazer compras no centro da cidade. “O ideal mesmo é usar o transporte público, principalmente o metrô, que tem as estações exatamente na região da 25 de Março e na região do Bom Retiro”, disse ele no SPTV.

É a caminho do metrô, que nós vamos com dona Glória. Sem perder os pacotes de vista, elas encaram a ladeira e passam na roleta do metrô.

Às dez da manhã, tinha até banco livre para sentar, mas nos horários de pico, principalmente no fim da tarde, a situação é bem mais complicada.

“Isso aí é um sufoco. É fila pra todo lado, isso dificulta o deslocamento das pessoas”, diz o passageiro.

Longe da confusão, em horário mais calmo, dona Glória faz a baldeação até a Barra Funda.

“Foi bom, gostei muito. O horário foi bom, mas não é qualquer horário, não”, acredita Maria Da Glória do Vale Santos, dona-de-casa.

O metrô diz que, neste mês de dezembro, vai aumentar o número de trens na linha azul, mas apenas aos sábados, serão dois trens extras, o que vai resultar em 36 viagens a mais.

Qualquer que seja o dia, o melhor mesmo é evitar os horários de pico, a hora do almoço e o fim da tarde.