Metrô começa a construir o pátio de Vila Sônia

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2006

qui, 02/02/2006 - 10h22 | Do Portal do Governo

DANIEL GONZALES

O Metrô iniciou a construção da oficina de trens que ficará no pátio Vila Sônia, pertencente à futura Linha 4 Amarela (Vila Sônia-Luz).

A oficina de trens é a primeira edificação do pátio, que terá uma área de 111 mil metros quadrados, o equivalente a 27 campos de futebol. Ela terá uma estrutura de 10 metros de altura, 45 metros de largura e 160 metros de comprimento. Ali será feita a manutenção dos trens da Linha 4, com a possibilidade de até oito composições passarem pelos trabalhos, simultaneamente. Na primeira etapa de operação da Linha 4, prevista para 2008, com a entrega de seis estações, 14 trens circularão em seus 12,8 km.

Depois de concluída a primeira etapa da construção – quando serão encaixadas peças como vigas, pilares e lajes de concreto pré-moldado, com um peso total de 3.760 toneladas -, será instalada a rede aérea eletrificada que vai alimentar os trens. Essa eletrificação do pátio deve estar concluída até fevereiro de 2008. O Metrô está utilizando um guindaste de 40 toneladas para a movimentação das peças.

Quando pronta, a oficina contará com valas, por onde técnicos e funcionários da manutenção poderão circular por baixo dos trens. Serão instaladas, ainda, duas pontes rolantes, que são equipamentos destinados à movimentação de grandes cargas pesadas, como motores e rodas dos trens, de um lado para outro da oficina,

Todo o Pátio Vila Sônia terá 6,4 km de vias, internamente, e terá 35 aparelhos de mudança de via, para que os trens circulem para dentro e para fora da oficina e das áreas de estacionamento. Até agora, o Metrô já retirou do local 290 mil metros cúbicos de terra, durante os trabalhos de terraplenagem, o suficiente para encher 29 mil caminhões basculantes.

Na primeira etapa da Linha 4, serão entregues pelo Metrô as Estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz. Quando totalmente pronta, a nova linha deve transportar 900 mil passageiros por dia.