Metrô chega à Chácara Klabin

Jornal da Tarde - Terça-feira, dia 9 de maio de 2006

ter, 09/05/2006 - 10h42 | Do Portal do Governo

Nova estação, que começa a operar hoje, apresenta inovações tecnológicas, como escadas rolantes inteligentes. Obra valorizou imóveis no Ipiranga

MAURO MUG

mauro.silva@grupoestado.com.br

A 54ª estação do sistema metroviário da Cidade começa a operar hoje. Trata-se da Estação Chácara Klabin, da Linha 2 – Verde do Metrô, localizada na Rua Vergueiro, altura do número 3.800, a ser inaugurada, às 10 horas, pelo governador Cláudio Lembro (PFL). As composições, no entanto, já vão circular a partir das 4h40.

A nova estação faz parte do novo trecho, com três quilômetros de extensão, da Linha 2, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes, entregue no dia 30 de março. A previsão é de que 40 mil novos passageiros do sistema usarão essas duas estações. “Até o dia 5 de novembro, com a entrega da estação Alto do Ipiranga, em construção na Avenida Dr. Gentil de Moura, esquina com a Rua Visconde Pirajá, a expansão da Linha 2 beneficiará pelos menos 400 mil pessoas que residem na região”, destacou o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Erguida sob a Rua Vergueiro e em parte de área desapropriada em frente ao Liceu Pasteur, a estação a ser inaugurada hoje tem 13,2 mil metros quadrados de área construída. Conta com dois acessos, uma bilheteria, oito bloqueios, sete escadas fixas, seis escadas rolantes e três elevadores destinados a deficientes físicos.

A exemplo da Estação Imigrantes, a Klabin apresenta inovações tecnológicas, como escadas rolantes inteligentes, bilheterias blindadas, circuito interno de TV de alta definição, validadores de bilhete único e piso tátil, que facilita a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

“As estruturas dessa estação já estão preparadas para receber futuramente os trilhos do prolongamento da Linha 5, que atualmente opera o trecho entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro”, informou o presidente da Companhia do Metropolitano, Luiz Carlos David. A interligação com a Linha 5 deverá ocorrer também na estação Santa Cruz, da Linha 1 – Azul.

A chegada do metrô aqueceu o mercado imobiliário no Ipiranga, com valorização de mais de 20% nos imóveis, na estimativa de corretores da região. A verticalização aumenta: no lugar das pequenas e velhas casinhas, vão surgindo prédios, e o perfil do bairro muda, com sofisticação do comércio e dos serviços.