Metrô apóia a Festa do Consumidor

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 11 de março de 2005

sex, 11/03/2005 - 9h19 | Do Portal do Governo

A companhia vai aumentar o número de funcionários nas bilheterias e na segurança no domingo, nas estações Tietê e Barra Funda, as mais próximas do Sambódromo. Mais trens ficarão na reserva e poderão ser acionados para facilitar o acesso do público aos shows gratuitos de Jorge Aragão e Marcelo D2

FÁBIO FLEURY

O Metrô de São Paulo armou um esquema especial para facilitar a chegada do público ao evento ‘O Consumidor é Show’, que acontece neste domingo, a partir do meio-dia, no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da Capital. A festa, que comemora os 14 anos do Código de Defesa do Consumidor CDC e o Dia Mundial do Consumidor, é uma iniciativa do JT e da AES Eletropaulo.

Para atender à demanda do evento, o Metrô reforçará o pessoal de atendimento ao público (bilheterias e segurança) nas estações Tietê e Barra Funda, as mais próximas do Anhembi, a partir das 13h de domingo. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, trens reservas ficarão parados em estacionamentos próximos ao local, e serão acionados caso haja necessidade.

Com isso, quem quiser deixar o carro em casa poderá ver os shows do sambista Jorge Aragão (que começa às 15h) e do rapper Marcelo D2 (com início às 19h) indo de metrô. Na estação Tietê, haverá ônibus gratuitos até o Anhembi, saindo da Rua Marechal Odylio Denys. Na Barra Funda, a linha 9701 de ônibus (pago) também faz o percurso até o local dos shows.

Os ônibus gratuitos começarão a circular ao meio-dia, com intervalos de 30 minutos, que podem ser reduzidos dependendo da necessidade do público. O esquema irá até o início do show de Marcelo D2. Depois da apresentação, o público poderá utilizar as linhas regulares que passam pelo Anhembi.

Além dos shows de Aragão e D2, o público presente ao evento ‘O Consumidor é Show’ também receberá dicas e sugestões sobre consumo consciente, que serão fornecidas nas tendas e estandes de entidades como a Fundação Procon, o Instituto Brasileiro de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e Pró Teste, entre outras. O público que percorrer três estandes, no mínimo, concorrerá a dez assinaturas do JT, válidas para a Grande São Paulo, e sete passagens da Varig, que apóia o evento, para qualquer destino servido pela companhia.

Atendendo a pedido da Polícia Militar, a organização do evento voltou a modificar o portão de acesso à área de concentração do Sambódromo, onde acontecerão os shows. A entrada do público será pelo portão 30, na Rua Professor Milton Rodrigues, como fora determinado inicialmente, e não pelo 19.

Está proibida a entrada de menores de 13 anos sem a companhia dos pais. O policiamento será feito por 300 PMs e 150 seguranças particulares. Haverá detector de metais na entrada, e objetos como correntes, guarda-chuvas, latas e garrafas, entre outros, serão retidos ainda no portão. Outra determinação é que o público máximo de cada show será de 37,7 mil pessoas.