Metrô anuncia expansão da rede

Jornal da Tarde- Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

qui, 05/02/2004 - 9h31 | Do Portal do Governo

Com um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), liberado em outubro do ano passado, a Companhia do Metrô está prestes a iniciar a expansão de sua rede, com a implementação de 2,9 km entre as Estações Ana Rosa e Imigrantes, na Linha 2 (Verde), e mais 12,8 km de traçado total da Linha 4 (Amarela), da Vila Sônia à Estação Luz. Os trechos acrescentarão 15,7 km aos 58,7 km da rede atual.

Também haverá uma série de melhorias envolvendo as áreas de operação e segurança. Algumas iniciativas serão sentidas diretamente pelos usuários, como no caso dos trabalhos para correção de infiltrações de água na Estação Vila Madalena.

O Metrô já concluiu a impermeabilização em uma das plataformas e a outra, com tapumes no momento, estará pronta em outubro. Em julho, deverá ser finalizado o mesmo trabalho nas salas técnicas subterrâneas da Estação Consolação. Os túneis próximos à Estação Vila Madalena estão recebendo o mesmo tratamento impermeabilizante.

Ainda na “linha Paulista”, que opera atualmente entre a Vila Madalena e a Ana Rosa, sob a Avenida Paulista, o Metrô vai completar a instalação do sistema de ventilação principal nas estações. O sistema foi instalado de forma parcial, há dez anos, período em que houve acentuada evolução tecnológica na concepção de seus equipamentos. A obra deve estar concluída daqui a um ano, com os ventiladores já equipados de controle de regulação do fluxo de ar e com menor consumo de energia.

Trata-se de ventiladores de grande potência, com mais de dois metros de diâmetro, que, em funcionamento, têm capacidade para realizar 20 renovações de ar/hora, numa área que inclui as plataformas e o mezanino da estação. Os equipamentos estão capacitados para fazer a exaustão de fumaça, numa eventual emergência.