Metrô anuncia ampliação

Jornal da Tarde - Terça-feira, 17 de abril de 2007

ter, 17/04/2007 - 13h34 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

O governador de São Paulo, José Serra, anuncia hoje nova etapa de ampliação das linhas de Metrô de São Paulo, com o prolongamento da Linha 2 – Verde até a Vila Prudente. A ampliação vai ligar a Estação Ana Rosa a outras seis estações: Chácara Klabin, Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. A expectativa do Metrô é elevar o número de passageiros transportados pela linha dos atuais 280 mil para 774 mil por dia.

Para comportar o aumento da demanda em toda a extensão, não só da Linha Verde como das demais do sistema, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos quer comprar 87 novos trens até 2010. Serão 47 para o Metrô e 40 para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A licitação está sendo feita e a expectativa é de que Serra anuncie em breve os fornecedores. Hoje, o Metrô tem 117 trens. O prolongamento da Linha 2 está orçado em cerca de R$ 1,4 bilhão.

Com as novas composições, o governo estadual pretende diminuir o intervalo entre as chegadas dos trens nas estações. Hoje, o intervalo no horário de pico é de 108 segundos entre cada trem, com cerca de 50 mil passageiros por hora no pico na Linha Azul (Jabaquara/Tucuruvi), e de 100 segundos na Linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda), que registra 54 mil passageiros por hora no pico. O objetivo é diminuir o intervalo para 88 segundos na Linha Azul e para 74 segundos na Linha Vermelha. Tal diminuição proporcionaria aumento no atendimento para 62 mil pessoas por hora no pico na Azul e para 73 mil pessoas por hora no pico na Vermelha, segundo estudos da secretaria.

O trecho entre Chácara Klabin, Imigrantes e Alto do Ipiranga tem 3,4 quilômetros. As duas primeiras já foram entregues. A Alto do Ipiranga tem entrega prevista para o final do 1º semestre deste ano. A segunda etapa da Linha Verde é a construção dos 3,4 quilômetros restantes e das Estações Sacomã e Tamanduateí. A extensão a ser anunciada por Serra seguirá até Vila Prudente.

A ampliação do sistema metroviário na Capital inclui ainda a troca de sinalização de segurança das Linhas Azul e Vermelha, além de construção de 30 bicicletários nas estações nos ramais existentes e a criação de museus que mostrem a história de São Paulo nas estações.

O planejamento da secretaria para os próximos anos prevê o início da implantação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) na Baixada Santista. Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luís Portella, o novo sistema usará a faixa do antigo Trem Intra-Metropolitano (TIM), entre São Vicente e Santos, e substituirá o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em decorrência da maior flexibilidade da tecnologia sobre pneus e de menor custo de implantação e operação. O custo previsto para o projeto, que será implantado com a ajuda de parcerias público-privadas (PPP) e das prefeituras da Baixada, é de cerca de R$ 700 milhões. A proposta funcional já foi apresentada à Prefeitura de São Vicente e está em fase final de ajuste junto com a Prefeitura de Santos.

Outro ponto do plano de transportes até 2010, a construção do Expresso Aeroporto, tem o dia 27 de abril como data para as empresas interessadas em participar da licitação manifestarem seu interesse.