Metrô Ana Rosa-Imigrantes já tem 600 metros de túneis

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 14 de outubro de 2004

qui, 14/10/2004 - 9h17 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin deve vistoriar obras da Linha 2 hoje. Primeira etapa terá 3 km e duas estações

O governador Geraldo Alckmin PSDB realiza hoje uma vistoria nas obras de expansão da Linha 2 do Metrô, na Vila Mariana, Zona Sul. Segundo o presidente da companhia, Luiz Carlos David, a construção está dentro do cronograma. A primeira etapa, com extensão de 3 quilômetros e duas estações – Chácara Klabin e Imigrantes -, deve ser concluída no primeiro semestre de 2006. Na segunda fase, a Linha 2 será estendida em mais 2,2 quilômetros e ganhará duas estações – Ipiranga e Sacomã -, além de um pátio.

‘Já foram escavados cerca de 600 metros de túneis e, na semana passada, começou a construção do diafragma da Estação Chácara Klabin, o maior de toda a rede, com 43 metros de profundidade’, comentou David. Até então, o ponto mais profundo do Metrô era o diafragma da Estação São Bento, no Centro, a 35 metros da superfície. O diafragma, segundo o presidente da companhia, é uma espécie de muro de arrimo subterrâneo.

Os operários têm cavado, em média, um metro e meio por dia. No último fim de semana, funcionários iniciaram a construção das fundações da Estação Chácara Klabin. ‘Nos próximos 30 dias, os moradores da região também poderão ver os pilares do elevado onde ficará a Estação Imigrantes’, diz Sérgio Salvadori, diretor de engenharia. O trabalho exigirá a continuidade da interdição de 150 metros de duas pistas da Avenida Ricardo Jafet, sob o Viaduto Saioá.

Desde o início da obra, em março deste ano, o Metrô calcula que tenham sido retirados 18.720 metros cúbicos de terra – o equivalente a 3.744 caminhões basculantes. Os trabalhos estão sendo executados a 24 metros da superfície, 12 metros abaixo dos túneis da Linha 1 (Norte/Sul).

Orçada em R$ 559 milhões, a obra, segundo o governo do Estado, vai gerar 2.400 empregos diretos e 5 mil indiretos. Do total de investimentos, R$ 111 milhões foram liberados para este ano.

A expansão da Linha 2 do Metrô é uma antiga reivindicação da população da região sudeste da Cidade, onde vivem mais de 400 mil pessoas. Os trens serão uma nova opção de transporte, com acesso direto à Avenida Paulista e ao Centro. A previsão da companhia é de que, com a conclusão da obra, 35 mil novos passageiros passem a utilizar o trecho entre as Estações Ana Rosa e Imigrantes.

No mês passado, o governador inaugurou as obras da Linha 4 (Amarela). A previsão é de que, dentro de 42 meses, os trens comecem a circular na linha, que vai da Estação da Luz à Vila Sônia.