Metrô amplia horário da Linha 5 a partir de segunda

Jornal da Tarde - 31/7/2003

qui, 31/07/2003 - 9h55 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde – Quinta-feira, 31 de julho de 2003


A linha que liga o Capão Redondo até o Largo 13, na Zona Sul, passa a funcionar das 5h às 22h. Mas continuará fechada durante os feriados

A partir da próxima segunda-feira, a Linha 5 do Metrô (Capão Redondo – Largo 13) passa a atender os usuários em novo horário, das 5h às 22h, de segunda a sexta-feira. A linha, porém, continuará fechada nos feriados. A idéia é que a mudança aumente em 10% a quantidade de usuários do trajeto, também chamado de Linha Lilás, que atua hoje com menos de 5% dos 350 mil passageiros estimados antes de sua inauguração, em outubro do ano passado.

Atualmente os quatro trens da Linha 5 circulam apenas das 6h às 20h. São 8,4 quilômetros de trilhos, percorridos diariamente por 14 mil passageiros, num total de 218 viagens. Com a ampliação no horário de funcionamento, os trens passarão a realizar 256 viagens diárias, com intervalo médio de seis minutos e meio.

O novo horário de funcionamento ainda é menor que o das outras linhas, cuja maioria funciona das 4h30 até às 0h30.

Passageiros podem fazer transferências

Segundo Luiz Carlos David, presidente do Metrô, a ampliação do horário de funcionamento na Linha 5-Lilás, assim como aconteceu nas demais linhas metroviárias, está acontecendo de forma gradativa. ‘Dessa maneira, realizamos todos os ajustes operacionais necessários para oferecer um serviço de qualidade’, diz o presidente David.

Apesar da Linha 5 não cruzar com nenhum outro caminho do metrô, os usuários podem se integrar às outras linhas sem pagar outra passagem, através da Ponte Orca, o sistema de vans que liga pontos finais.

Uma ponte sai da estação Cidade Universitária, na linha C, da CPTM, com destino a estação Vila Madalena, da Linha 2 – Verde, do Metrô. A integração com o sistema ferroviário pode ser feita por meio da linha C da CPTM, na Estação Santo Amaro.