Metrô amplia avenida em Guaianazes

Diário de S. Paulo - Terça-feira, 18 de novembro de 2003

ter, 18/11/2003 - 10h13 | Do Portal do Governo

A Salvador Gianetti, uma das principais vias de acesso do bairro, será duplicada com verba do BNDES. Ela concentra parte do comércio local

Por Regina Terraz

A Avenida Salvador Gianetti, que corta o centro comercial da região de Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo, terá duas pistas a partir de março do ano que vem. A duplicação será feita em 700 metros da avenida e deve desafogar o trânsito na região. A segunda pista começa a partir do 44º Distrito Policial e vai até o Viaduto Deputado Antonio Sylvio Cunha Bueno, que faz a ligação do bairro com a região de Itaim Paulista.

A construção começou a ser feita pelo Metrô na semana passada. As intervenções serão realizadas no entorno da Estação Guaianazes de trem. A estação ficou pronta no final do ano passado, mas o dinheiro do Metrô acabou e as obras de melhoria da região tiveram de ser paralisadas. Agora, a companhia conseguiu financiamento de R$ 5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para finalizar as obras.

A linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divide o bairro de Guaianazes. E a Avenida Salvador Gianetti é a principal via de acesso ao Viaduto Deputado Antonio Sylvio Cunha Bueno, que faz a ligação entre o lado sul e norte do bairro. A avenida, de pista simples, vive congestionada por esse motivo e também por concentrar a maior parte do comércio do bairro. Com a obra, parte da avenida terá duas pistas com um canteiro central. Com o dinheiro, o Metrô fará também alças de acesso ao viaduto. A avenida é continuação da Estrada Itaquera-Guaianazes, que liga a Zona Leste a cidades da região metropolitana, como Ferraz de Vasconcelos e Poá.

O Metrô promete também solucionar as constantes enchentes que ocorrem na avenida e nos trilhos dos trens. A empresa construirá uma galeria pluvial subterrânea para canalizar a água de chuva até o Córrego Itaquera-Mirim, afirma Luiz Carlos Pereira Grillo, gerente de construção civil do Metrô, responsável pela obra.

Agora, trem liga região ao Centro

Desde a semana passada, os moradores de Guaianazes (Zona Leste) e os passageiros das cidades de Mogi das Cruzes, Poá e Ferraz de Vasconcelos, podem pegar o Expresso Leste na Estação Guaianazes de trem e ir até a Estação da Luz, no Centro de São Paulo.

O trecho, de 2,5 quilômetros, foi inaugurado no dia 8 de novembro e começou a funcionar no dia 10. Antes disso, os cerca de 180 mil usuários transportados por dia nesta linha de trem tinham de descer na Estação Brás, embora o destino da maioria dos usuários da linha seja o Centro da Capital.

A extensão do trem que liga a Zona Leste ao Centro fará com que o Metrô diminua a sobrecarga de passageiros nos horários de pico e melhore o fluxo nas plataformas da linha Norte-Sul da Estação Sé.

Tempo – O trajeto entre o bairro de Guaianazes e a Luz é feito em aproximadamente 40 minutos, em trens espanhóis equipados com ar-condicionado. O único inconveniente é o tempo de espera de saída do trem. O intervalo é de cerca de 13 minutos.

A intenção do Metrô é estender o Expresso Leste até a Estação Barra Funda do Metrô, na Zona Oeste.