Jornal da Tarde
Alto do Ipiranga, na Linha 2, é a mais original do sistema
Daniel Gonzales, daniel.gonzales@grupoestado.com.br
A futura Estação Alto do Ipiranga do Metrô, atualmente em fase final de acabamento, na extensão da Linha 2 – Verde (Vila Madalena – Imigrantes), será a mais original e diferente entre as 55 de todo o sistema. Apesar de a estação, que será inaugurada em 8 de abril, ficar a 34 metros de profundidade, ela terá uma cúpula de vidro que permitirá a passagem da luz solar para o subsolo.
A cúpula já vem sendo construída, exigindo um trabalho minucioso dos arquitetos e das empresas que produzem os vidros. Eles serão temperados, para resistir a impactos e tempestades de granizo.
“Como o formato da obra é ovalado, nenhum dos vidros será exatamente igual a outro”, diz o presidente do Metrô, Luiz Carlos David. Cada unidade será feita sob medida para se encaixar na estrutura metálica.
A estação, que custará no total R$ 178 milhões – R$ 116 milhões da obra civil, R$ 50 milhões de sistemas instalados e R$ 12 milhões de acabamento – terá outras novidades tecnológicas.
Uma delas é a instalação de escadas rolantes inteligentes, capazes de identificar a presença de passageiros e, assim, aumentar ou reduzir a velocidade, poupando energia elétrica. Só a Estação Chácara Klabin, também na Linha 2, já dispõe do equipamento.
Sistemas eletrônicos de última geração para o monitoramento de painéis e comandos de tráfego, câmeras dotadas de fibra ótica que transmitirão as imagens ao Centro de Controle Operacional da companhia e cabines blindadas para a venda de bilhetes também farão parte da nova estação.
A estação, segundo David, está em fase final de acabamento. Os funcionários vêm fazendo a fixação e a montagem de mezaninos metálicos, nas plataformas, e também construindo um prédio de dois andares que acomodará salas técnicas e de controle.
A nova estação terá dois acessos: um pela Avenida Gentil de Moura e outro pela Rua Visconde de Pirajá. Em fevereiro, o Metrô devolverá ao trânsito a quadra interditada da Rua Gama Lobo, que vem sendo utilizada para escavações e acabamentos de túneis.
As primeiras barras de trilhos no trecho em expansão da Linha 2, entre as Estações Imigrantes e a Alto do Ipiranga, já estão colocadas pelo Metrô. Em um dos sentidos dos túneis, a instalação foi concluída no Natal. No outro, a companhia irá colocar uma plataforma conhecida como “massa-mola”, material que permitirá uma circulação mais suave dos trens. O posicionamento dos trilhos começa em janeiro.
O trecho da Linha 2 hoje em obras tem 500 metros de extensão e vai do poço de ventilação Domingos Ferreira até a Estação Alto do Ipiranga. Futuramente, segundo estudos do Metrô, a Linha 2 deve ganhar ainda as Estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.