Metrô adianta entrega de estações

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 5 de Outubro de 2005

qua, 05/10/2005 - 14h03 | Do Portal do Governo

Chácara Klabin e Imigrantes, da Linha 2, estarão prontas em março; segundo governador, BNDES não liberou dinheiro da Linha 4

Elizabeth Lopes

As Estações Chácara Klabin e Imigrantes, que fazem parte da Linha 2 (Verde) do metrô, serão entregues um mês antes do prazo previsto, no início do ano que vem. ‘As obras da Linha 2 estão adiantadas em 30 dias e as duas estações deverão ser entregues em março’, afirmou ontem o governador Geraldo Alckmin. Por conta do andamento das obras, ele acredita que a Estação Ipiranga, com entrega prevista para novembro de 2006, também deverá ficar pronta antes, em outubro.

O projeto executivo que permite o início da ordem de serviço das Estações Sacomã e Tamanduateí, também na Linha 2, já está em fase final de conclusão. No fim de agosto, Alckmin liberou R$ 20 milhões para o projeto das duas estações. Mas as obras só devem começar no ano que vem.

Segundo o governador, ainda não foi liberado ‘nenhum centavo’ do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Linha 4 do metrô. ‘As conversas foram boas, está tudo acertado na área técnica, mas até agora não assinamos contrato nem recebemos nenhum centavo, tudo vem sendo feito só com recursos de São Paulo’, disse, após cerimônia de entrega do Piscinão Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul, na região do ABC. A obra é para evitar transbordamentos que invadem até a Via Anchieta.

Há mais de um ano, o governo do Estado está tentando conseguir o financiamento de R$ 394 milhões do BNDES. O governador disse que prefere acreditar que sua administração não está sendo vítima de um boicote do governo federal. ‘Vamos acreditar que não estamos sofrendo isso e as questões técnicas possam ter boa solução.’ A Linha 4 terá financiamento do Banco Mundial e do Japan Bank. ‘É a maior e mais importante linha de metrô de São Paulo porque é a integração’, disse Alckmin.

A linha começará na Estação da Luz da Linha 1 (Azul) e vai se integrar na Praça da República com a Linha 3 (Vermelha). Em seguida passará pela Avenida Paulista, integrando-se à Linha 2, e depois cruzará o Rio Pinheiros para se interligar com o trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Linha 4 terminará na Vila Sônia, com 13 quilômetros, 11 estações e previsão de movimento diário de 900 mil passageiros.