Metrô abre primeira biblioteca gratuita para usuários na estação Paraíso

Folha de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 2 de setembro de 2004

qui, 02/09/2004 - 10h06 | Do Portal do Governo

De Machado de Assis a Paulo Coelho. De José Saramago a Leonardo Boff. Livros para todos os interesses estão agora disponíveis gratuitamente para os usuários das linhas de metrô.

Inaugurada ontem, na estação Paraíso, a biblioteca ‘Embarque na Leitura’ é a primeira no país a ser instalada em uma estação metroviária.

O acervo inicial possui 4.000 volumes de gêneros diversos: literatura nacional e estrangeira, livros infanto-juvenis, além de áreas temáticas como sociologia, artes e filosofia. Há também uma Bíblia em braile.

O projeto é realizado pelo Instituto Brasil Leitor em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Duas empresas privadas cobrem o custo total do empreendimento.
Para se cadastrar, os usuários precisam apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de 12 anos devem ir acompanhados dos pais. Cada pessoa pode pegar um livro por vez e tem direito a ficar com ele por dez dias.

Além da biblioteca, está prevista a realização de conversas com escritores e contadores de histórias e tardes de autógrafos.

A proposta é criar mais nove bibliotecas no metrô de São Paulo, mas não há previsão de quando isso será feito. (FREE-LANCE PARA A FOLHA)