Metade dos fumantes inicia o vício antes dos 14

Agora São Paulo - Sexta-feira, 24 de agosto de 2007

sex, 24/08/2007 - 9h36 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Metade dos fumantes que moram na capital iniciou o vício entre os seis e os 14 anos. Pesquisa divulgada ontem pelo Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), da Secretaria de Estado da Saúde, mostra que 13,46% começaram a fumar entre os seis e os 11 anos e outros 36,54% o fizeram entre os 12 e os 14 anos.

O levantamento ouviu 500 pacientes atendidos nesse centro de saúde durante um ano. Para a diretora do Cratod, Luizemir Lago, a principal prova de que o vício começa cedo é que apenas 7,69% começaram a fumar após os 25 anos (veja no quadro).

Segundo ela, quanto mais cedo a pessoa começa o vício, maiores são os malefícios causados à saúde.

“Geralmente os jovens começam na adolescência, que é a fase de desenvolvimento, quando estamos mais expostos aos riscos. Nessa época, o jovem quer pertencer a um grupo e acaba se espelhando em um amigo ou parente que fuma”, diz a diretora.

A pesquisa também apontou que o exemplo familiar é um fator que estimula o fumo. Das 500 pessoas ouvidas, 67% têm algum parente que consome tabaco diariamente.

A universitária Mariana Amaro de Andrade Marques, 21 anos, é uma delas. Ela começou a fumar com os amigos, quando tinha 14 anos. “Tinha curiosidade porque via meus pais fumando em casa. Como todos os meus amigos fumavam, resolvi começar também”, diz a jovem, que hoje fuma um maço por dia. Mariana diz que planeja parar de fumar, mas apenas quando estiver grávida.

Segundo a pesquisa, as mulheres têm maior interesse que os homens em abandonar o vício: 57% delas querem parar, enquanto apenas 43% dos homens demonstram essa disposição. A diretora do Catrod diz que o maior interesse deles é de abandonar outros vícios, como o álcool e as drogas ilícitas.