Menos homicídios em 79 de 96 distritos

O Estado de S. Paulo - Terça-feira, 5 de julho de 2005

ter, 05/07/2005 - 9h54 | Do Portal do Governo

Governador apresentou em Heliópolis números da Seade que mostram queda de 35,25% nos homicídios na capital

Camila Anauate

O número de homicídios na cidade de São Paulo caiu 35,25 % nos últimos quatro anos. Em 2000, foram registrados 6.091 homicídios, contra 3.944 computados no ano passado. O levantamento, realizado pela Fundação Seade, foi apresentado ontem pelo governador Geraldo Alckmin, em Heliópolis, zona sul. O estudo aponta queda dos índices em 79 dos 96 distritos da capital. Na taxa de assassinatos por 100 mil habitantes, a redução é de 36,78%.

‘O resultado é fruto da união de esforços das polícias Civil, Militar e Cientifica e da comunidade’, disse o governador. Ele ressaltou a importância dos investimentos na área de segurança pública para a queda permanente de homicídios. O secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo Abreu, lembrou que a redistribuição do efetivo da Polícia Militar facilitou a implantação de novos batalhões e o repasse de recursos para regiões mais necessitadas, como as zonas leste e sul.

Alckmin citou alguns bairros da região central da cidade que já apresentavam pouca ocorrência de homicídios e que hoje têm índices de Primeiro Mundo. É o caso do distrito Consolação, que registrou a maior queda na taxa por 100 mil habitantes: 82,16%.

‘Nos distritos onde os índices eram altos, houve uma diminuição significativa’, afirmou o governador. Ele informou que em Marsilac, na zona sul, a queda foi de 69,5%. Em Cidade Tiradentes, na zona leste, de 71,54%. Em São Mateus, de 60%, e em Sapopemba, de 58,67%.

Em dois distritos, no entanto, houve piora. Em Perus, o número de homicídios passou de 17 para 64 nos últimos quatro anos, o que representa aumento de 279%. Já em Pari, a variação chegou a 292,6%. ‘Faremos esforço redobrado nesses distritos. Essa é a lógica do trabalho, mostrar onde ainda há problema para ampliarmos os investimentos’, explicou Alckmin. ‘Mas a tendência é de queda forte. O índice em Perus já está caindo esse ano, de 51 para 19’, completou.

Durante a visita a Heliópolis, Alckmin cumprimentou moradores e recebeu elogios e pedidos. Jogou vôlei na sede do projeto social mantido pela ex-jogadora Ana Moser. Em seguida, passou pelo Centro Esportivo Filpo Nu‡es, onde tomou um gol de pênalti de um garoto de 12 anos.

Na ocasião, o governador aproveitou para adiantar a implantação do programa Esporte Social em cidades paulistas e regiões da capital onde os índices de criminalidade são altos, assim como a vulnerabilidade juvenil. O projeto está sendo elaborado pelas secretarias de Esporte e da Segurança Pública e será uma parceria com as prefeituras e a sociedade civil. ‘A criança ficará um período na escola e no outro ela terá atividades esportivas e culturais. É educar para o lazer’, disse.