Menos assassinatos

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 6 de julho de 2004

ter, 06/07/2004 - 9h49 | Do Portal do Governo

EDITORIAL

É digno de registro positivo a redução no número de homicídios dolosos em Santos entre 1999 e 2003, como divulgado pela Secretaria de Segurança Pública. Segundo as estatísticas, os assassinatos tiveram redução de 50% — de 26 mortos por grupo de 100 mil habitantes em 1999, a taxa caiu para 13/100 mil em 2003. E não é só. Os números oficiais dão conta de que a tendência de queda neste tipo de morte violenta é também verificada nos nove municípios da Baixada Santista.

A redução deve ser comemorada porque o homicídio, além de ser o pior delito humano, fez com que a expectativa de vida na região caísse. Todavia, apesar deste dado expressivo, não está resolvida a questão da violência. Ou melhor, a sensação de insegurança vivida diariamente pela população parece aumentar a cada dia, apesar de o indicadores apontarem menos crimes brutais.

Tal sensação não deriva apenas da decrescente quantidade de mortos pelos criminosos. É, antes de tudo, um efeito de outros delitos graves, como os roubos, os sequestros e o tráfico de drogas. Diferentemente dos assassinatos — crimes imprevisíveis por natureza —, os demais delitos podem e devem ser mitigados com investigação eficiente. É neste ponto, portanto, que as autoridades policiais precisam concentrar suas ações.