Menores aprendem música na Febem

Jornal ValeParaibano - São José dos Campos - Sexta-feira, 27 de agosto de 2004

sex, 27/08/2004 - 9h19 | Do Portal do Governo

Internos de São José começam a frequentar aulas de violão e percussão; objetivo é reduzir índice de violência

São José dos Campos

Os internos do Centro Socioeducativo Tamoios, a Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor) de São José dos Campos, começaram a frequentar aulas de percussão e violão.

A iniciativa, incorporada ao Projeto Guri, integra a ofensiva do governo do Estado para implantação de um novo modelo de recuperação para jovens infratores na Febem em São Paulo.

A unidade de São José foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no dia 26 de março desse ano com a promessa de ser modelo no Estado.

No final do mês passado, quatro funcionários ficaram feridos na primeira rebelião da unidade.

As aulas de música na Febem de São José começaram há dois dias. Um grupo de 30 internos está fazendo aula de percussão. Outros 15 menores estão aprendendo a tocar violão duas vezes por semana.

O Projeto Guri é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, que oferece cursos de músicas para jovens, entre 8 e 18 anos, que moram em bairros de baixa renda.

A partir de maio deste ano, o programa começou a ser implantado nas unidades da Febem em todo o Estado.

A Secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, disse que onde há Projeto Guri na Febem, o índice de criminalidade ‘é zero’.

‘O índice de rebeliões e atos de violência é praticamente zero nas unidades da Febem onde o projeto Guri está sendo implantado’, disse a secretária.

O projeto Guri já foi implantado em 66 unidades da Febem no Estado com 1.826 internos aprendendo música erudita e popular.

MUDANÇA – A diretora de área de cultura da Febem, Maria Elza Tavares Bezerra, disse que a experiência de música entre os menores infratores está sendo positiva.

‘O adolescente gosta de música. O impacto é muito positivo quando um interno da Febem começa no Projeto Guri’, disse Maria Elza.

Ela afirmou ainda que o início do Projeto Guri na unidade da Febem em São José vai trazer benefícios para os internos.

‘É uma unidade que está começando agora. A idéia não é levar só música, mas como outras atividades artísticas para estes jovens’, afirmou Maria.

GURI – Além da instalação do Projeto Guri na Febem, a Secretaria de Estado da Cultura inaugurou em São José dos Campos, na última quinta-feira, o maior pólo do programa na região.

O bairro Jardim São José 2, que abriga ex-favelados da zona leste da cidade, ganhou 396 vagas para cursos de música oferecidos pelo Projeto Guri.

Os jovens do bairro terão a oportunidade de aprender violão, cavaquinho, percussão, além de participarem de coral. As aulas serão na Escola Jardim São José 2.

A instalação do pólo do projeto no Jardim São José 2 faz parte de uma parceria da Secretaria Muncipal de Educação, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Vivo.