Menor aprende profissão na nova Febem

ValeParaibano - São José dos Campos - Sexta-feira, 21 de maio de 204

sex, 21/05/2004 - 8h50 | Do Portal do Governo

Unidade de S. José terá aulas de violino, padaria e ecoterapia com cavalos

O Centro Socioeducacional Tamoios, a unidade da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) de São José dos Campos, vai oferecer cursos profissionalizantes, de informática, aulas de violino e até ecoterapia com cavalos para adolescentes infratores.

As novidades da unidade, considerada modelo, são a aposta do governo para tentar reverter o quadro de violência, fugas em massa e corrupção envolvendo a Febem de São Paulo.

O projeto pioneiro foi desenvolvido pelo governo em parceria com a Unipaz Brasil, órgão sem fins lucrativos, que pretende fazer da Febem de São José um ‘laboratório’ para recuperação de menores internos.

A chegada dos primeiros 18 adolescentes, considerados internos primários, foi adiada para o próximo dia 27 (leia texto abaixo).

A Febem terá 56 agentes de educação – 20 treinados pela Febem e outros 36 pela Unipaz – em um total de 80 funcionários. Os agentes devem terminar hoje o curso da Unipaz.

O presidente da Unipaz São Paulo, Luiz Carlos Garcia, disse que a formação dos agentes deu ênfase à terapia e aprendizagem, que será a base de recuperação dos internos.

‘Trabalhamos com jogos – dados e cartas de baralho, por exemplo – para incentivar os internos ao conhecimento’, disse.

Garcia disse que haverá um psicólogo de plantão à disposição de internos e funcionários. Segundo ele, todos os agentes irão fazer cursos de pós-graduação da Unipaz.

CAVALOS – Segundo Garcia, entre as novidades da Febem estão oficinas de informática (com 40 computadores), padaria, reciclagem de papel, produção de bolas de futebol e gesso industrial.

‘Toda a renda do adolescente será revertida para a família dos internos e eles sairão daqui com emprego’, afirmou.

O presidente da Unipaz disse que está sendo instalada uma baia de cavalos para ecoterapia e oficinas de artes, com teatro e aulas até de violino.

Apesar do clima de escola, a unidade ainda é uma espécie de presídio para adolescentes. Ontem estavam sendo instaladas câmeras de vigilância e raspadas colunas construídas com saliências – um risco para menores que poderiam escalar os muros. A obra teve um custo R$ 2,8 milhões.

Unidade será preenchida em 2 meses

O governo adiou para o próximo dia 27 a chegada dos primeiros 18 menores infratores que serão transferidos de São Paulo para a Febem (Fundação Bem-Estar do Menor) de São José.

A unidade tem capacidade para 96 adolescentes e será ocupada gradualmente em dois meses. Na próxima semana, todos os 80 funcionários já estarão trabalhando no local.

A Febem está fazendo uma triagem, em parceria com a Unipaz e a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), entre os 272 meninos da região internados em unidades da Febem na capital.

Estão sendo escolhidos internos primários, independente do crime cometido. O período de internação varia de 6 meses a 3 anos. A transferência será autorizada pela Vara da Infância e Juventude.

A unidade terá dois blocos – um de internação com 60 vagas e outro de internação provisória (até 90 dias) com 36 vagas. Cada quarto tem capacidade para 8 adolescentes do sexo masculino. Eles terão atividades das 7h às 22h.

A unidade foi inaugurada simbolicamente no dia 26 de março pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), depois de dois anos de atraso nas obras.