Meninos da Febem lançam livro

Diário de S. Paulo - 13/5/2002

seg, 13/05/2002 - 10h38 | Do Portal do Governo

A obra foi escrita por 82 adolescentes como forma de homenagear as mães

O lançamento ontem do livro “Carta para minha mãe” foi o meio que os menores infratores da Fundação Estadual de Bem-Estar do Menor (Febem) encontraram para presentear e homenagear suas mães. A manhã de autógrafos da publicação escrita por 82 adolescentes da Escola Profissionalizante Marina Vieira de Carvalho Mesquita (Tatuapé), Unidade de Internação Eucalipto (Tatuapé), Internato Fazenda do Carmo (Itaquera) e Internato Feminino da Mooca aconteceu na Rua Japuruchita, 300, na unidade da Mooca, Zona Leste.

O evento contou com a presença de 150 pessoas, entre elas a primeira-dama do estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, a secretária adjunta estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Luciana Temer, e a presidente da Febem, Maria Luiza Granado, os quais prestigiaram os escritores que aproveitaram as aulas do curso de informática para escrever mensagens e poemas para as mães.

Resgatar valores

“A idéia do livro surgiu durante uma visita às unidades do Tatuapé, em fevereiro, quando a primeira-dama se impressionou com as cartas escritas pelos adolescentes. O contato com o material serviu como inspiração para a publicação”, recorda Maria Luiza.

Segundo a presidente da Febem, o objetivo é estimular os jovens mostrando que são capazes de crescer, acreditar, lutar, amar e mudar. “Aprendemos a crescer, respeitar e gostar com as dificuldades, a cada vez que temos de dar um passo maior. A alma de cada um dos autores está no livro. Esse trabalho resgata valores e sentimentos profundos”, acredita.

Amor

Para Maria Lúcia Alckmin, não existe ser humano mau, o que ocorre é a falta de conhecimento interno. “Só o amor constrói e o importante é enxergar o próximo porque só amando e respeitando os outros conseguimos ser felizes. Os familiares devem se unir e dialogar, não importa o tempo, mas a qualidade da conversa, compreensão e conselhos”, comentou a primeira dama.

Dom Quixote

Foram impressos dois mil exemplares. As obras serão distribuídas para familiares, amigos e colaboradores dos adolescentes e da Febem.

Na solenidade de ontem de manhã, a interna Gisele Patrícia Viotto, de 18 anos, autografou alguns livros e presenteou os familiares. Ela estava muito emocionada com o lançamento de “Carta para minha mãe”. “Estou na Febem há um ano e cinco meses, tempo que não vejo minha mãe. Fomos presas juntas e, desde então, só nos falamos duas vezes por telefone. A saudade é imensa e quero sair daqui para me dedicar às artes cênicas”, conta a garota, que escreveu a mensagem “Saudações a você, querida mamãe!” (página 46), na qual descreve seus sentimentos e ensaios de um peça em que interpreta Dulcinéia, de Dom Quixote.