Memorial, Copan e Ibirapuera preservados

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

sex, 07/12/2007 - 12h48 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A pedido de Oscar Niemeyer, foram incluídos na lista de bens tombados provisoriamente pelo Iphan o Edifício Copan, o Conjunto do Ibirapuera (Auditório e Palácio das Artes) e o Memorial da América Latina, em São Paulo. No Rio, foi acrescentado à lista o Sambódromo e, em Niterói, o Museu de Arte Contemporânea e o Caminho Niemeyer.

O arquiteto também pediu o tombamento do Centro Cultural Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e do Monumento IX de Novembro, em Volta Redonda (sul fluminense), conservado com as marcas do atentado que o destruiu pouco depois da inauguração, em 1989. Estão ainda entre os bens tombados o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; o Centro Oscar Niemeyer, em Goiânia, e a Torre do Parque de Natal.

“É claro que levamos o pedido dele em consideração. Estamos falando do artista mais importante do Brasil. Para nós, do Patrimônio Histórico, Niemeyer é tão importante quanto Aleijadinho”, afirmou o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

A maioria dos edifícios construídos por Niemeyer está preservada. No Memorial da América Latina, a esplanada de concreto pensada pelo arquiteto ganhou jardins que não haviam sido previstos e palmeiras que, se não fazem muita sombra, retiram a aridez premeditada da construção, marcada pela escultura da mão sangrando no formato da América Latina.

No caso do Edifício Copan, de 1.160 apartamentos, o tombamento poderá render dores de cabeça aos moradores. Dos apartamentos maiores, de três dormitórios, por exemplo, poucos mantêm a planta original. Os moradores preferem a derrubada de paredes, inspirados na moda dos lofts americanos.

A abertura do tombamento pelo Iphan significa que a construção ficará “congelada” até que seja decidido que tipo de proteção será proposta. Até lá, qualquer reforma deverá ser, em tese, autorizada pelo instituto. A medida é considerada por especialistas ainda mais radical que o tombamento – que pode incluir apenas a fachada.

Enquanto o tipo de tombamento não for decidido, toda e qualquer modificação do desenho original da edificação terá de ser submetida ao Iphan.

O Iphan decretou ontem o tombamento de 35 construções projetadas pelo arquiteto carioca em nove cidades

Brasília

Capela Nossa Senhora de Fátima

Casa de Chá

Congresso Nacional

Conjunto Cultural da Funarte

Conjunto Cultural Sul

Espaço Lucio Costa

Espaço Oscar Niemeyer

Esplanada dos Ministérios

Memorial dos Povos Indígenas

Memorial JK

Museu da Fundação de Brasília

Palácio da Alvorada

Palácio da Justiça

Palácio do Itamaraty

Palácio do Jaburu

Palácio do Planalto

Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves

Pombal

Praça dos Três Poderes

Prédio do Touring Club do Brasil

Quartel-General do Exército

Supremo Tribunal Federal

Teatro Nacional Cláudio Santoro

Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

Goiânia

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Natal

Torre do Parque de Natal

São Paulo

Conjunto do Ibirapuera

Edifício Copan

Memorial da América Latina

Estado do Rio

Casa das Canoas

Caminho Niemeyer

Centro Cultural Duque de Caxias

Monumento IX de Novembro

Museu de Arte Contemporânea

Sambódromo