Melhoria na Educação

Diário de Suzano

sex, 20/03/2009 - 11h16 | Do Portal do Governo

Pelos dados divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Educação, melhorou o ensino estadual em Suzano. Segundo a Diretoria de Ensino, Suzano obteve 78,7% das escolas com as metas alcançadas no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) de 2008.

A unidade atinge as escolas estaduais de Suzano e Ferraz de Vasconcelos. O índice é maior do que a do Estado que obteve 71,4% das metas atingidas. O resultado foi divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Educação.

O município de Suzano obteve uma média considerada boa. Na quarta série do Ensino Fundamental a cidade teve média três. Na oitava série do mesmo ciclo a média das escolas estaduais foi 2,36. Já, na terceira série do Ensino Médio a média foi 1,95.

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.

As metas por escola se constituem num instrumento de melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Portanto, os resultados devem ser levados em consideração. E, as cidades que não conseguem obter resultados satisfatórios têm a obrigação de tentar melhorar nos próximos anos.

As metas por escola, estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes, servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino. E, pelos números de Suzano, a situação parece caminhar bem. Todos os investimentos estão surtindo resultados satisfatórios. Mas, que esses resultados não deixem enganar. O importante é ficar atentos aos projetos que devem ser desenvolvidos para que haja aprimoramento diário. Aliás, a Educação é o setor mais importante e merece receber os investimentos necessários de cada uma das administrações municipais do Estado.