Melhor Caminho recupera estradas com material reciclável

Jornal Cidade/Rio Claro

sex, 29/05/2009 - 9h25 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira o Programa Melhor Caminho, que mantém as estradas rurais trafegáveis durante todo o ano, inaugura em Piracicaba, três trechos recuperados com uma nova técnica: o reuso do entulho da construção civil para revestimento da estrada de terra.

O material é utilizado no lugar do cascalho. Dos 11,1 quilômetros recuperados, o entulho foi aplicado em 1,1 quilômetro. Para isso, foram utilizados mil metros cúbicos de material reciclado.

Além de reduzir o custo da obra, o uso do material reciclado é ambientalmente mais sustentável, pois poupa as jazidas naturais de cascalhos, reduzindo a degradação, e evita o depósito de entulho em locais, muitas vezes, inapropriados.

Estarão presentes no evento o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o presidente da Codasp, Edinho Araújo, além de técnicos da empresa e agricultores beneficiados do Programa Melhor Caminho.

Durante a inauguração em Piracicaba, também serão apresentados os dados técnicos da obra e um balanço do programa. Entre 2007 e 2008, o governo investiu R$ 157 milhões na recuperação de estradas rurais.

O Programa Melhor Caminho, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), empresa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, completa 12 anos neste mês.