Meirelles defende porto-indústria

A Tribuna - Santos - 10/7/2003

qui, 10/07/2003 - 10h11 | Do Portal do Governo

Da Reportagem


A Tribuna – Santos – 10 de julho de 2003

Secretário apoiou projeto do Ciesp, que pode trazer à região cerca de 30 empresas

O secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, disse ontem que o Governo do Estado dará total apoio ao projeto de Indústrias Alfandegadas, defendido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Santos).

Meirelles esteve na Cidade apresentando o painel Perspectivas para o Desenvolvimento de Indústrias e Agroport, que concluiu a programação de ontem do Santos Export 2003. O secretário destacou a necessidade de agregação máxima de valor aos produtos para exportação, alertando que, para isso, é preciso a capacitação das indústrias, através da certificação de qualidade de seus produtos, para ampliar as exportações brasileiras.

Em relação à criação da Plataforma Portuária Industrial (a instalação de linhas de produção voltadas para a exportação, em áreas do porto, aproveitando-se de isenções de tributos federais), Meirelles destacou ao diretor regional do Ciesp, Mário Lubliner — um dos debatores do painel —, que a política do Governo do Estado é de total apoio ao projeto. Segundo Lubliner, cerca de 30 empresas já manifestaram o interesse de vir para a região, o que é extremamente importante, na medida em que ficam isentas de uma série de tributos e têm como viabilizar as exportações.

Lubliner ressaltou que o Ciesp, através de suas regionais no Estado, tem feito gestões a empresários instalados no Interior para que também instalem bases de suas empresas em Santos. ‘‘Não queremos promover guerra fiscal, mas sim ampliar as atividades das empresas para o porto-indústria, o que é importante para o porto, que não é apenas de Santos, mas de todo o Estado’’.

O painel também contou com a participação do presidente da Associação das Empresas da Alemoa, João Maria Menano.

Ações de governo

Para demonstrar que o Governo não vem apenas difundindo discursos acerca da necessidade de crescimento econômico, o secretário Meirelles apontou algumas ações, como a instalação do Centro de Logística (Call Center), junto à Secretaria de Agricultura, no início da Rodovia dos Imigrantes, para estimular a entrada de novas empresas, principalmente pequenas e médias, no comércio exterior.

Mencionou também o Agroporto, com a instalação do Terminal de Comércio Exterior de Produtos do Agronegócio, em Cubatão. O projeto executivo será apresentado à Prefeitura e às autoridades ambientais até setembro. ‘‘Acreditamos que até o segundo semestre de 2004 o Agroporto já esteja em operação’’, adiantou o secretário, lembrando que esse empreendimento, um complexo de armazéns onde as cargas agrícolas serão industrializadas ou receberão melhorias (como embalagens), tem a participação de empresas da iniciativa privada, que devem investir R$ 43 milhões.

O secretário enfatizou que o Estado vem investindo na logística para a exportação e citou como exemplo a ampliação do Porto de São Sebastião. Outras ações incluem a transformação de aeroportos regionais em terminais internacionais de carga. Ele acredita que em cinco anos Santos deverá ter um grande aeroporto internacional, para funcionar junto com o aeroporto civil na Base Aérea, que deve ser viabilizado em breve.