Megatatuzão chega à futura estação Paulista

Agora São Paulo - Terça-feira, 20 de maio de 2008

ter, 20/05/2008 - 16h38 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

As escavações da linha 4-amarela do metrô (Vila Sônia-Luz) alcançaram na tarde de ontem a estação Paulista, na rua da Consolação (região central de SP). O megatatuzão, apelido da máquina gigante que escava o túnel, chegou ao local por volta das 13h.

O equipamento, de 1.800 toneladas, 9,5m de diâmetro e 75m de comprimento, passou por debaixo da linha 2-verde no último final de semana, percorrendo cerca de 26 metros para chegar à futura estação Paulista.

A parede que separava o túnel da estação começou a ser aberta por um pequeno buraco, que foi crescendo na medida em que a máquina se aproximava. Formou-se no local uma densa nuvem de poeira -mesmo com o trabalho de exaustores.

Depois de quase uma hora, a máquina alcançou a futura estação por completo e a poeira se dissipou. Funcionários do Metrô e da Via Amarela (consórcio responsável pelas obras) ergueram bandeiras do Estado e do Brasil com a chegada do megatatuzão.

O diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Luiz Carlos Grillo, afirmou que o megatatuzão passará, agora, por reparos. “O tempo de manutenção vai depender do que precisa ser feito na máquina”, disse Grillo.

Após essa revisão, a máquina será transportada pela estação Paulista e por um futuro estacionamento de trens até reiniciar o serviço rumo à estação Higienópolis-Mackenzie, também em obras.

Grillo afirmou ainda que haverá precaução quando as escavações chegarem abaixo de edifícios históricos da capital, como o Copan e o Itália, na avenida Ipiranga (região central de SP). “Não tem precaução maior, o que existe é uma precaução normal”, disse o diretor do Metrô.

O megatatuzão já percorreu 4,1 quilômetros desde março de 2007, quando começou a escavar no largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste de SP). Deverá chegar à estação da Luz (região central de SP), percorrendo mais 3,4 quilômetros, até julho de 2009.