Megaobra na reta final

Tribuna de Santos - 4/5/2002

sáb, 04/05/2002 - 12h23 | Do Portal do Governo

Restam apenas 500 metros para que toda a superestrutura de túneis e viadutos da segunda pista da Imigrantes fique pronta. O percurso total, de 21 quilômetros, estará aberto a partir de junho, quando serão iniciadas as obras de acabamento de todo o trecho. Na última quinta-feira, o menor dos três túneis da duplicação, o TD-2, com 2.095 metros, foi totalmente vazado por explosivos e equipamentos.

A detonação para unir os dois lados do túnel diminuiu ainda mais a distância entre o Planalto e a Baixada pela nova pista. Faltavam quatro metros para unir as duas frentes de trabalho que faziam a escavação.

A conclusão da abertura do TD-2 ocorre 10 meses após o vazamento total do maior túnel do País, o TD-1, com 3.147 metros de extensão.

Na ocasião, a detonação de mais de 300 toneladas de explosivos encerrou uma importante etapa da obra conduzida pela Ecovias, que começou em maio de 1998. Já o TD-2 é considerado mais trabalhoso, por conter grande parte de solo em sua formação.

Agora, restam 300 metros de escavações do TD-3/4, o segundo maior túnel, com 3.005 metros de extensão. Em junho, as quatro frentes de trabalho que estão fazendo a ligação se encontrarão.

Outros 100 metros do VD-10, o viaduto que direcionará o tráfego em direção ao Litoral Sul, também precisam ser concluídos. A estrutura compõe um tripé com as pistas em direção a Santos (VD-8) e Guarujá (VD-9). Resta também a conclusão do VD-3, no início da Serra, que necessita apenas dos encontros das juntas de dilatação.

Quando essas três etapas forem superadas, o percurso da segunda pista, a grosso modo, estará pronto.

Atualmente, já existem quatro quilômetros no trecho do Planalto concluídos, que chegam a ser liberados para o fluxo de veículos em operações descida. Os dois únicos viadutos do trecho de Serra (4 e 5/6) já estão prontos.

Vitória

A abertura do TD-2 ocorreu no ponto em que a entrada do lado de São Paulo estava aberta em 1.270 metros. A ligação entre as pontas representou mais uma vitória no processo de escavação dos túneis, considerado a parte mais difícil da execução do projeto.

No feriado de 1º de Maio, uma primeira explosão aproximou as frentes de trabalho e as atividades se intensificaram para que o vazamento total ocorresse no dia seguinte.

Para ligar as duas pontas do túnel, explosivos gelatinosos foram colocados na parede da estrutura, em vários furos abertos por máquinas. O TD-2 é ligado pelos viadutos 4 e 5/6.

Da Reportagem