Médicos terão protocolo para tratar doenças mais comuns

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 18 de outubro de 2007

qui, 18/10/2007 - 16h18 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo

A Associação Médica Brasileira (AMB) assina hoje com a Secretaria de Estado da Saúde e Associação Paulista de Medicina (APM) um projeto de criação de diretrizes para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e distúrbios psiquiátricos. O objetivo é fornecer subsídios para que os médicos façam suas escolhas terapêuticas baseadas em evidências científicas.

As diretrizes estabelecerão as características de cada doença, os exames necessários para sua detecção e os medicamentos que podem ser utilizados durante o tratamento.“Você se surpreenderia se soubesse a quantidade de informações para a classe médica que não se sustentam na literatura especializada”, diz Wanderley Marques Bernardo, da AMB.

O médico explica que o projeto não têm a intenção de restringir os medicamentos receitados, apenas fornecer parâmetros que se baseiam em evidências amplamente aceitas.

Apesar de não barrar a indicação de drogas, as diretrizes podem evitar o uso desnecessário de medicamentos sem eficácia comprovada. “Existem drogas novas para diabetes, por exemplo, que reduzem o nível de hemoglobina glicada (concentração de glicose nas células vermelhas), mas não reduzem o nível de mortalidade dos pacientes quando comparadas a outras drogas”, diz.

Os protocolos serão enviados a todos os 92 mil profissionais da área médica do Estado, das redes pública e privada. Em 2008, esses profissionais serão treinados para atender casos de trauma e emergências clínicas, como doenças coronarianas e derrames.