Medicina é a graduação mais concorrida na Unicamp 2008

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 4 de outubro de 2007

qui, 04/10/2007 - 12h07 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

O curso de medicina será o mais concorrido no próximo vestibular da Unicamp, com 79,5 vestibulandos por vaga. As outras graduações mais disputadas serão medicina da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), com 47,2 candidatos/vaga, arquitetura e urbanismo, com 45,5, e ciências biológicas, com 42.

Os dados foram divulgados ontem pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). A tabela completa pode ser consultada no site www.comvest.unicamp.br.

O número total de inscritos foi de 49.461 -abaixo do registrado no ano passado, quando 50.219 estudantes haviam se candidatado. São oferecidas 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp.

Prova

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 8 de novembro também pela internet. A primeira fase ocorre no dia 18 de novembro, e a segunda, de 13 a 16 de janeiro. Nas duas etapas, as provas, que serão realizadas simultaneamente em 25 cidades brasileiras, têm questões dissertativas.

A partir deste ano, as provas ficarão mais leves. Apesar do número de perguntas continuar igual -12 em cada prova-, o número de itens por questão será fixado em dois. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase).

O valor de cada item também foi fixado em dois pontos. Assim, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova, 48 pontos.

A nota do Enem na parte de conhecimentos gerais poderá compor a nota final da primeira fase apenas se o candidato não tiver zerado na redação do Enem.

As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, acontecem entre os dias 21 e 24 de janeiro. A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 7 de fevereiro.