Medicamentos de alto custo são entregues a domicílio

Jornal Cruzeiro do Sul - 17/03/2009

qua, 18/03/2009 - 18h45 | Do Portal do Governo

Cerca de 1.200 pacientes cadastrados em Votorantim no programa Farmácia de Alto Custo, mantido pelo Estado, começaram a receber ontem seus medicamentos em casa. O programa municipal Medicamentos de Alto Custo em seu Lar, lançado ontem pela Prefeitura visa oferecer maior comodidade à população que depende do medicamento de uso contínuo. Criamos esse sistema de entrega, pensando justamente naqueles pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção até a Farmácia de Alto Custo, disse o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT).

A Farmácia de Alto Custo funciona no Ambulatório de Especialidades Médicas Dr. Heitor Avino, ao lado do Hospital Municipal. Atualmente o medicamento de uso contínuo utilizado por pacientes com doenças crônicas como: hipertensão, diabetes, colesterol, entre outras, são enviados pelo Estado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que posteriormente repassa à Farmácia do Município.

Na semana passada, a Secretaria da Saúde manteve contato com os pacientes informando que eles receberiam o medicamento na residência. A exceção são os pacientes que recebem medicamentos que necessitam ser armazenados em geladeiras, que só serão entregues domiciliarmente no segundo mês do programa.

As pessoas que necessitam de remédio de uso contínuo devem procurar a Farmácia de Alto Custo para entregar o formulário de cadastramento disponibilizado por seu médico. Haverá o cadastro do paciente e a partir de então passará a fazer parte deste programa e receber o medicamento em casa.

Para a aposentada Odete de Ataíde Marques, 67 anos, moradora do Rio Acima, que faz tratamento há mais de três anos contra o colesterol, o serviço será de grande importância. Todos os meses tinha dificuldade para ir buscar o remédio, agora posso ficar mais tranquila, disse. Outra que aprovou a entrega do medicamento foi a aposentada Alice Veríssimo Rocha, 58 anos, moradora do Parque Bela Vista, ela faz tratamento de asma há mais de dois anos. Vou ficar mais sossegada agora, com a entrega de medicamento vai facilitar a vida de muitas pessoas, declarou a aposentada.