Médica será titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 6 de março de 2008

qui, 06/03/2008 - 9h52 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A  fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo Linamara Rizzo Battistella, vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, foi a escolhida pelo governador José Serra (PSDB) para assumir a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

O projeto que cria a pasta foi aprovado pela Assembléia Legislativa, mas sua implementação ainda depende da transformação da proposta em lei.

Battistella atualmente é diretora da Divisão de Medicina de Reabilitação do HC.

Serra pretende que a secretaria faça a intermediação entre todos os órgãos de governo para implantar e conduzir políticas voltadas a pessoas com necessidades especiais.

Com a secretaria, o governo planeja expandir para o Estado iniciativas já em curso na cidade de São Paulo, sendo a mais visível a adequação de calçadas e prédios públicos.

Na semana passada, a Folha revelou a falta de acesso adequado para alunos deficientes em uma escola estadual de São Paulo. Desde o início do ano letivo, Natasha Batista, 9, da 2ª série do ensino fundamental da escola estadual Arthur Guimarães, em Santa Cecília (centro de SP), dependia da mãe para chegar à classe.

Com paralisia cerebral, a garota era auxiliada na classe pela mãe, Martinha dos Santos, que ainda ajudava a filha a tomar lanche e ir ao banheiro.

Após a reportagem, a Secretaria de Estado da Educação divulgou, anteontem, que a professora de Natasha será treinada para dar um atendimento mais adequado à aluna. A professora terá oito aulas com terapeutas ocupacionais.

Martinha teve de deixar de trabalhar pela manhã para acompanhar a filha ao colégio, onde subia dois lances de 13 degraus até a sala de aula.

A secretaria determinou ainda que a classe fosse transferida para o piso térreo. Não há ainda, entretanto, funcionários treinados para dar cuidados especializados à garota.

Outra medida anunciada pela secretaria é que Natasha receberá carteira e cadeira feitas sob medida, com sustentação para o tórax. O mobiliário será elaborado com base nas instruções de um terapeuta que já atende Natasha.

A secretaria chegou a cogitar o afastamento da diretora da escola, Maria Balbino Batista. Entretanto, a própria mãe de Natasha solicitou que ela fique no cargo. “Vamos juntas buscar as soluções para os problemas”, afirmou Martinha.