Matrículas antecipadas terminam nesta semana

Jornal da Tarde - Segunda-feira, dia 25 de setembro de 2006

seg, 25/09/2006 - 10h56 | Do Portal do Governo

Pais devem ir à escola mais próxima

Naiana Oscar

Esta é a última semana para fazer a matrícula antecipada nas escolas estaduais e municipais. Os pais das crianças que vão cursar a 1ª série do ensino fundamental no próximo ano devem procurar a Emef mais próxima de suas casas para fazer a reserva da vaga. O cadastramento termina na próxima sexta-feira.

A reserva deve ser feita por todos aqueles que têm filhos com seis anos completos (ou que vão completar até o final de 2006) e que estão fora da rede pública de ensino. Na Capital, pais de alunos do ensino infantil (pré-escola) estão dispensados de fazer a inscrição – porque já o fizeram entre os dias primeiro e 14 de agosto, na própria Emei.

Os pais devem procurar uma escola municipal ou estadual, de ensino fundamental e médio (não pode ser Emei ou creche), com a certidão de nascimento ou a carteira de identidade da criança e comprovante de endereço. Crianças com mais de oito anos e adolescentes que nunca freqüentaram a escola também podem fazer a inscrição até sexta.

O objetivo da reserva antecipada é garantir vaga para crianças perto de suas casas e evitar filas. Os pais, porém, não podem fazer a opção por uma escola em especial no ato do cadastramento.

De setembro a novembro, a Secretaria Municipal e também a Secretaria Estadual de Educação devem fazer o planejamento das vagas. No caso das crianças que estão fora da rede pública de ensino, os pais serão avisados por carta em que escola eles deverão efetivar a matrícula. Quem já tem filhos na pré-escola deve confirmar a matrícula a partir do dia 28 de novembro. As dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-770-0012 ou pela internet (infoeducacao@educacao.sp.gov.br).