Matrícula antecipada termina hoje

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 30 de setembro de 2004

qui, 30/09/2004 - 10h09 | Do Portal do Governo

As inscrições são para os alunos de 7 a 18 anos para o ensino fundamental das redes estadual e municipal que estejam fora das escolas da rede pública. O cadastro garante vaga para o próximo ano

Termina hoje em todo o Estado o prazo para a inscrição de alunos de 7 a 18 anos no Programa de Cadastro e Matrícula Antecipada 2004. Até o fim do dia, pais ou responsáveis pelos estudantes que estão fora da rede pública de ensino podem fazer a matrícula de seus filhos da 1ª a 8ª séries do Estado ou Município. Todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino fundamental de São Paulo funcionam como postos de inscrição.

O sistema de matrícula antecipada garante as vagas para o próximo ano letivo. No entanto, quem não conseguir se cadastrar hoje pode fazer a inscrição a partir do dia 18 de novembro. A data no fim do semestre escolar foi escolhida para aqueles alunos que mudaram de cidade ou que decidiram migrar para a rede pública.

‘É importante que os pais façam o cadastro amanhã (hoje) para podermos planejar a distribuição das vagas’, explica Maria Kadiga Saleh, coordenadora do setor de demanda da Secretaria Municipal de Educação. ‘Só assim podemos garantir o acesso ao ensino fundamental gratuito a todos os jovens em idade escolar.’ A meta do programa é descobrir qual a necessidade de vagas para atender todos os alunos de 7 a 18 anos no Estado.

Alunos com 7 anos completos ou a completar em 2005, que não freqüentam creches municipais podem se cadastrar para o ingresso na 1ª série do ensino fundamental. Crianças e adolescentes de 8 a 18 anos que não concluíram o ensino fundamental ou não estudaram em 2004 também podem se inscrever para o ano letivo de 2005.

Os resultados serão divulgados em editais nas escolas públicas a partir de 18 de novembro.

No ano passado, 58.367 alunos se inscreveram nessa segunda fase do Programa de Cadastro e Matrícula Antecipada, que é a mais importante. É nela que a rede garante as vagas para quem estava fora das escolas. Até ontem, 29.547 haviam feito a inscrição para as turmas de 9.337 escolas de ensino fundamental no Estado.

Na primeira fase, que cadastrou em agosto os alunos de Centros de Ensino Infantil na 1ª série do ensino fundamental, foram matriculadas mais 480.192 crianças.