Matisse em São Paulo, finalmente

Jornal da Tarde

sex, 04/09/2009 - 8h38 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, São Paulo recebe na Pinacoteca uma mostra inédita do francês Henri Matisse 

Henri Matisse foi um dos artistas de maior destaque do século 20 e pode ser considerado um homem à altura de Pablo Picasso. Em mais uma comemoração ao ano da França no Brasil, a exposição inédita Matisse Hoje dominará os corredores da Pinacoteca trazendo 80 obras entre pinturas, desenhos, fotos, esculturas, documentos e livros ilustrados, além das obras de franceses que ainda utilizam as suas técnicas. 

Matisse, que viveu entre 1869 e 1954, era escrituário e descobriu sua vocação por acaso. Com cerca de 24 anos, ganhou uma caixa de tintas e nem sabia que ali começava uma trajetória de sucesso. Era adepto do fauvismo, movimento que explora ao máximo a expressividade das cores e dos traços impulsivos. “Matisse revolucionou a questão do espaço na pintura. Desmanchou perspectivas e criou espaços por meio das cores”, diz Regina Teixeira, 44 anos, curadora adjunta da exposição. 

Haverá ainda imagens do pintor em seu ateliê que foram tiradas pelos fotógrafos Henri Cartier-Bresson e May Ray. O único porém é a ausência de A Dança, seu quadro mais famoso, na mostra brasileira. É que as duas versões da peça, que estão no Museu de Arte Moderna de Nova York e de São Petersburgo, na Rússia, têm dimensões gigantescas e não são liberadas para viajarem para exposições. 

Divirta-se
Matisse Hoje.
De amanhã até 1 de novembro.
Terça a domingo, das 10 às 18h.
Pinacoteca do Estado: Praça da Luz, 2.
3324-1000
Ingressos R$6; grátis aos sábados