Mario Covas ganha selo de certificação por gestão hospitalar

Diário do Grande ABC - Quarta-feira, dia 18 de outubro de 2006

qua, 18/10/2006 - 11h53 | Do Portal do Governo

Aline Mazzo

Do Diário do Grande ABC

O Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, recebeu terça-feira o selo CQH (Certificação de Qualidade Hospitalar), do Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico-Hospitalar. O prêmio é dado a hospitais que conseguem preencher diversos requisitos estabelecidos pela Associação Paulista de Medicina e o Cremesp (Conselho Regional de Medicina), que objetivam a excelência no atendimento. O hospital é o quarto da rede estadual a receber o prêmio, que foi distribuído a 16 instituições do Estado.

A solenidade foi no próprio Hospital e contou com a presença do governador Cláudio Lembo e dos prefeitos de Santo André, João Avamilleno, e de São Bernardo William Dib.

A conquista do selo já era perseguida há dois anos pelo Mario Covas. “Nós tivemos que nos adaptar a várias normas e passamos por avaliações e inspeções”, conta o superintendente do hospital Geraldo Reple Sobrinho, que atribui a conquista da certificação ao trabalho em conjunto de todos os funcionários.

As exigências para o CQH incluem centro de diagnóstico com exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada; UTI adulto, infantil e neonatal; centro para cirurgias de alta complexidade; laboratório de análises clínicas com tecnologia de ponta, entre outros, conforme explica o presidente do Cremesp, Desiré Callegari. “O hospital precisava atender 50% dos requisitos, mas conseguiu superar essa marca e alcançar 75%”, elogia.

Para o presidente da Fundação do ABC Francisco Jaimez Gago, o prêmio reflete a gestão de parceria entre a instituição e o governo do Estado. “Esse é o modelo de administração que preza a igualdade e eqüidade. O resultado está aí.”.

O secretário estadual de Saúde Luiz Roberto Barradas, que também esteve no evento, garantiu que já está em estudo a possibilidade de se colocar um instituto de radioterapia no hospital. “Assim teremos um centro de combate ao câncer completo”, afirmou.