Marília: Audiência do Estado quer sugestões para orçamento

Jornal Diário - Marília - Quinta-feira, 19 de agosto de 2004

qui, 19/08/2004 - 9h15 | Do Portal do Governo

O Erplan (Escritório Regional de Planejamento) faz amanhã audiência pública para discutir a elaboração do orçamento estadual para 2005. A proposta é inserir pedidos da região no documento que o governo envia a Assembléia até 30 de setembro.

O evento acontece no Ciesp a partir das 9h e deve reunir autoridades das 53 cidades da região administrativa de Marília.

O diretor do Erplan, Miguel Sampaio, ressaltou a importância de líderes comunitários participarem. “É uma chance ímpar para se discutir problemas e investimentos localizados.”

A audiência é feita pela Secretaria de Economia e Planejamento e usa como base material colhido no início do ano quando a região participou da elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). “Agora, serão sugestões mais pontuais”, diz Sampaio.

A LDO foi discutida em março e destacou como necessários investimentos na saúde e em transportes, como a retomada da construção da ponte de Paulicéia, que liga os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Obra foi iniciada semana passada.

Na lista de recursos ainda estão pedidos de verbas para o Hospital das Clínicas, da Famema, e a recuperação de rodovias vicinais importantes para o escoamento da produção agrícola.

Audiências regionais já conseguiram obras para a região, lembra o Erplan. A própria duplicação da SP 294, que liga Marília a Bauru, no trecho até Garça, foi uma delas.

Segundo Sampaio, o orçamento estadual tem até dezembro para ser votado pela Assembléia. Após 30 de setembro, apenas emendas de deputados podem ser inseridas.

Na audiência de amanhã, equipe da Secretaria de Economia e Planejamento fará apresentação do perfil da região. Serão apresentados dados como renda per capita, setores produtivos mais atuantes, o papel da agricultura, avanços e deficiências.

Canal Direto

O governo estadual também disponibilizou uma página na internet para atender pedidos de investimentos e reclamações. O endereço é www.planejamento-sp.gov.br.

Além da Marília, a secretaria deve fazer audiências em mais dez regiões do interior, Campinas, grande São Paulo e baixada santista.