Maria-fumaça volta aos trilhos em Pindamonhangaba

ValeParaibano - São José dos Campos - Quinta-feira, 18 de março de 2004

qui, 18/03/2004 - 8h48 | Do Portal do Governo

Estado promove passeio com locomotiva fabricada em 1927 e investe em novo núcleo turístico

Rose Duarte, de Pindamonhangaba

A EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão), em Pindamonhangaba, realizou ontem o passeio inaugural da locomotiva maria-fumaça e lançou o Núcleo Turístico Piracuama, que pretende ser uma nova opção de turismo para a região.

A locomotiva foi adquirida no final do ano passado pela EFCJ. O novo núcleo faz parte da comemoração dos 90 anos da estrada de ferro, que serão completados este ano.

O diretor da EFCJ, Arthur Ferreira dos Santos, afirmou que o investimento na compra da locomotiva e a criação do núcleo foram de cerca de R$ 100 mil. ‘Com esta maria-fumaça estamos resgatando uma tradição e também desenvolvendo mais um eixo turístico na cidade. Nosso objetivo é ter o apoio da iniciativa privada para fortalecer cada parada, com restaurantes, hotéis e atrativos turísticos’, disse o diretor.

A locomotiva foi fabricada em 1927 pela empresa alemã Breslau. Seu nome oficial é Lince Hofmann Wenke, mas é mais conhecida como a maria-fumaça ‘Baronesa’. A máquina é movida a vapor, produzido pela queima de madeira que aquece a caldeira.

A baronesa tem capacidade para 64 pessoas, pesa cerca de 24 toneladas e atinge a velocidade de cerca de 22 Km/h. O percurso do passeio é de 20 quilômetros, saindo da EFCJ, no centro de Pindamonhangaba, até o bairro Piracuama.

PLANO ESTADUAL – O secretário executivo de Turismo do Estado, Marco Antônio Castello Branco, afirmou que o projeto faz parte do novo Plano Estadual de Turismo do Estado, que está sendo implantado este ano.

‘A EFCJ pertence ao Estado e já desenvolve um amplo projeto de turismo na região, através dos passeios até Campos. Este novo núcleo, no bairro Piracuama, é uma forma de ampliarmos o plano estadual, pois o turismo, principalmente nesta região, é fonte de trabalho e renda’, disse o secretário.

Nesta fase de implantação do projeto, os passeios na maria-fumaça serão realizados nos finais de semana, com dois horários em cada dia. O valor médio da passagem, segundo a diretoria da EFCJ, será cerca de R$ 10.

Ao sair do centro de Pindamonhangaba o turista passa por outras três estações, até chegar no ponto final. O passeio inaugural durou cerca de uma hora, mas foi sem paradas. A previsão é que a locomotiva pare em cada uma das estações durante o percurso.

O prefeito de Pindamonhangaba, Vito Ardito Lerário, esteve ontem no passeio e afirmou que este novo projeto vai alavancar o turismo na região.

‘Com este objetivo de apoiar a formação de núcleos turísticos até o bairro Piracuama, este projeto vai aumentar o número de empregos, principalmente nos bairros rurais’, disse o prefeito.