Maria-fumaça nos trilhos de Pindamonhangaba

Diário do Grande ABC - Santo André - Quinta-feira, 1º de abril de 2004

qui, 01/04/2004 - 9h18 | Do Portal do Governo

Heloísa Cestari,

No compasso frenético dos investimentos turísticos no Vale do Paraíba, a cidade de Pindamonhangaba, a 140 km da capital e próxima à badalada Campos do Jordão, acertou seus trilhos e inaugurou, no último dia 17, uma nova atração: a maria-fumaça Lince Hofmann Wenke, popularmente conhecida como Baronesa. Fabricada em 1927 pela empresa alemã Breslau, a nova locomotiva a vapor realizará passeios aos domingos, às 10h, partindo da Estação de Ferro Campos do Jordão, no Centro de Pindamonhangaba, até o núcleo turístico Piracuama, situado no mesmo município. As passagens custam R$ 10.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, a inauguração da linha de trem marca o início de um projeto integrado ao novo Plano Estadual de Turismo, que deverá impulsionar diversas cidades do Vale do Paraíba, além de prever a integração das comunidades no percurso de 22 km percorrido pela maria-fumaça, estimulando artesanato, gastronomia, alambiques e outros atrativos ao longo da ferrovia.

Movida pelo vapor proveniente da queima da madeira que aquece a caldeira, a nova maria-fumaça atinge velocidade de 20 km/h e comporta 64 assentos. No percurso, é possível contemplar algumas das paisagens serranas que fazem do município uma ótima opção para praticantes de esportes de aventura, como rapel, escalada, trekking e mountain bike, entre outros. Também vale visitar o Parque Reino das Águas Claras, com personagens de Monteiro Lobato.

De acordo com dados da ONG Mantiqueiraviva, o desenvolvimento do turismo na região permitiria um faturamento em torno de R$ 11 milhões por ano, com trem, hospedagem, gastronomia etc., e a expectativa de uma marca anual de 4 milhões de visitantes.

Para tanto, além da Baronesa, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) conta com uma linha turística, criada em 1914, que parte de Pindamonhangaba com destino às cidades de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, num percurso de 47 km.

E os investimentos em trilhos prometem não parar por aí: segundo o secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, a cidade também deverá inaugurar, no próximo semestre, o Museu da Ferrovia, que funcionará ao lado da estação do Centro. Reservas para a Baronesa e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx12) 3644-7408.