Maratona cultural no MIS

Diário de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 20 de agosto de 2004

sex, 20/08/2004 - 10h19 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao aniversário de um ano de reabertura, o Museu da Imagem e do Som prepara uma programação especial para amanhã

Reformado e reformulado, o Museu da Imagem e do Som (MIS) comemora este mês um ano de reabertura e prepara para amanhã uma programação especial com leitura de textos, filmes, dança e música. O evento irá durar o dia todo e algumas atividades se estenderão até o final do bimestre.

A “maratona cultural” de aniversário começa às 11h, com a abertura da exposição “Eduardo Salvatore: uma Sensibilidade Revelada – Fotografias de 1940 a 1980”. A mostra, com curadoria de Fernando Durão, reúne 100 fotos registradas durante 40 anos.

São retratos, em sua maioria em preto e branco, de cantos da cidade, figuras humanas e formas geométricas montadaspelo fotógrafo, dedicado ao experimentalismo de laboratório. Eduardo Salvatore, que celebra 90 anos, é presidente do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB) e expõe seus trabalhos no MIS até dia 17 de outubro.

Dança

Às 13h, a Lia Rodrigues Companhia de Danças conta, por meio do ‘Formas Breves: aula-espetáculo’ como funciona o processo de criação. A apresentação consiste em trecho dos espetáculo ‘Formas Breves’ que fala sobre um improvável encontro entre o alemão Oskar Schlemmer (1888-1943), um dos fundadores do movimento de design e arquitetura Bauhaus, e Ítalo Calvino (1923-1985), grande nome da literatura mundial.

A montagem toma por base o livro ‘Seis Propostas para o Próximo Milênio’, assinado por Calvino, que está em sintonia com o movimento Bauhaus – ambos discutem o homem e seu futuro e investigam o que há por trás de obras artísticas.

Para as crianças será apresentado às 15h, dentro da Sessão Pirueta, exibida aos sábados, o filme ‘Sinfonia Amazônica’, de Anélio Latini Filho. O primeiro longa-metragem de animação foi realizado entre 1951 e 1957 e inspirado nas lendas amazônicas. A obra é divertida e conta com muitos desenhos. Após a sessão a artista plástica Valdirene Ribeiro Alves vai comandar uma oficina de artesanato com material reciclado.

Com 50 minutos de duração, o monólogo ‘A Javanesa’, de Alcides Nogueira, será encenado por Leopoldo Pacheco, às 17h. O texto conta a história de um casal que se conhece aos 25 anos e vive encontros e desencontros até os 55. É uma discussão sobre a paixão, o relacionamento humano, o tempo e sentido do porquê tomar ou não certas atitudes.

Para fechar a programação especial do museu haverá a projeção de um filme não divulgado. E a partir das 22h, músicos cantores dão uma canja no MIS, no bar.

Serviço: Museu da Imagem e do Som – MIS (Av. Europa, 158, Jardim Europa; tel: 3062-9197 / 3085-1498)