Manual traz tudo sobre transplantes

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 25 de março de 2004

qui, 25/03/2004 - 9h27 | Do Portal do Governo

O livro, que foi elaborado pela Secretaria de Saúde e é gratuito, traz questões médicas e procedimentos burocráticos, além de outros temas

As dúvidas mais comuns entre os pacientes que aguardam por um transplante em todo o Estado de São Paulo agora podem ser esclarecidas. Já está disponível o Manual do Paciente em Lista de Transplante de órgãos, lançado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na Vila Mariana, na Zona Sul da Capital.

O ator Norton Nascimento, transplantado de coração em dezembro do ano passado, esteve no evento e fez um breve depoimento de sua experiência enquanto aguardava o coração no Hospital Beneficência Portuguesa.

Entre as informações impressas no guia, que é gratuito, destacam-se os procedimentos mais adequados quando se quer mudar de equipe médica, quais os pacientes que têm prioridade na fila dos transplantes e como funciona a Central dos Transplantes, que hoje possui 18 mil cadastrados.

Foram produzidos 30 mil exemplares, que estarão disponíveis para a população em centros de credenciamento do Estado e também em associações de pessoas que aguardam por transplante. Para facilitar o entendimento dos usuários, os manuais foram divididos em cinco cores, uma para cada órgão.

O manual verde traz explicações para quem aguarda por um transplante de pulmão, o rosa é para pâncreas, vermelho para córnea, laranja para coração e o azul para transplante de rim. Para facilitar a leitura, as informações estão em forma de pergunta e resposta.

Segundo o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira, o número de doadores dobrou no primeiro bimestre desse ano. Em janeiro, houve 83 doadores, o que beneficiou 268 pessoas, contra 42 nos primeiros dois meses de 2003.

Somente em fevereiro desse ano, foram realizadas 35 doações, 85% a mais que no mesmo mês do ano passado, quando houve 19.

Segundo Pereira, é importante que as pessoas, mesmo sem ter no RG a informação de que são doadoras de órgãos, avisem as famílias que têm a vontade de participar da doação.

Quem quiser ainda ter acesso a outras informações pode visitar o site www.saude.sp.gov.br ou ligar para os telefones 3064-1649 ou 3088-5094.