Mamografia inscreve pelo telefone

Agora São Paulo - Terça-feira, 9 de maio de 2007

ter, 08/05/2007 - 11h59 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Estão abertas até dia 15 as inscrições para o mutirão de mamografia da Secretaria de Estado da Saúde. O evento ocorre no dia 19. O objetivo é atender 100 mil mulheres que têm o encaminhamento do médico para realizar o exame.

O pedido pode ser feito por qualquer médico da rede pública ou particular. “Queremos fazer da mamografia um hábito na vida da mulher, como o papanicolau é hoje”, diz Ricardo Tardelli, coordenador estadual de saúde.

Tardelli lembra que, antes de o papanicolau se popularizar, o câncer no colo do útero era o que mais matava as mulheres. Hoje o vilão é o câncer de mama.

Para se inscrever, é só entrar em contato pelo telefone da região onde mora (veja quadro ao lado) e se informar sobre o endereço do hospital ou da clínica mais próximos onde será feito o exame. “A inscrição foi uma maneira que encontramos de ter um planejamento melhor. Assim evita que haja filas em um lugar e outros fiquem vazios.”

Os resultados dos exames devem ficar prontos em até uma semana. “Caso o radiologista, ao fazer o laudo sobre o teste, perceba uma suspeita de câncer, será anexado ao exame um encaminhamento para que seja feito o atendimento urgente.”