Mamografia inscreve a partir de quarta

Agora

seg, 04/05/2009 - 9h32 | Do Portal do Governo

No próximo dia 30, mulheres com 40 anos ou mais poderão fazer o exame de mamografia gratuitamente em todo o Estado. Para participar da campanha “Mutirão da Mamografia”, basta agendar horário, de quarta ao dia 15, na unidade em que a paciente desejar ser atendida.

É preciso que a mulher tenha um pedido médico do exame emitido pela saúde pública ou por um médico particular. Para ter o encaminhamento, a paciente pode agendar consulta em qualquer um dos postos participantes até o dia 15.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a ação conseguiu mobilizar mais de 300 estabelecimentos públicos e particulares de saúde, que contribuirão cedendo equipamentos e salas para o atendimento das pacientes.

No total, serão 339 postos de atendimento, distribuídos em 144 municípios do Estado. A secretaria pretende atender mais de 200 mil pessoas.

Segundo a Fundação Oncocentro de São Paulo, a principal função da mamografia é detectar alterações em tecidos, músculos e glândulas das mamas, como o câncer mamário, que se desenvolve principalmente após os 40 anos. Esse tipo de câncer pode ser curado em até 90% das incidências, caso seja tratado na fase inicial.

Apesar do desconforto que exame pode trazer, o método é o mais eficaz para o médico fazer diagnósticos.