Mais US$ 209 mi para Linha 4 do Metrô

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 7 de julho de 2004

qua, 07/07/2004 - 8h59 | Do Portal do Governo

O segundo empréstimo externo para a construção da nova linha foi aprovado ontem pelo Senado e virá de consórcio de bancos japoneses

O Senado aprovou ontem, via Comissão de Assuntos Econômicos CAE, o segundo empréstimo externo – no valor de US$ 209 milhões – para o Estado de São Paulo, destinado à construção da Linha 4 da Companhia do Metropolitano (Metrô). O novo empréstimo, já negociado pelo governo do Estado, será realizado junto a um consórcio de bancos japoneses, garantido pelo Japan Bank for International Cooperation JBIC.

Em junho de 2002, o governador Geraldo Alckmin assinou, em Washington EUA, o primeiro empréstimo para a Linha 4, também no valor de US$ 209 milhões, junto ao Banco Mundial (Bird). De acordo com a direção do Metrô, a construção da Linha 4 exigirá investimentos da ordem de R$ 3,1 bilhões, sendo que R$ 1,9 bilhão serão aplicados na primeira fase das obras e R$ 1,2 bilhão, na segunda etapa.

Na primeira fase – prevista para ocorrer durante os próximos 42 meses -, haverá a perfuração de 12,8 quilômetros de túneis, sob as Avenidas Francisco Mourato, Rebouças, Consolação e Ipiranga. Também serão construídas as Estações Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz.

A Linha 4 está sendo chamada de ‘Linha da Integração’, porque cruzará com as Linhas A, C, D e E da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, nas Estações Pinheiros e Luz, e com as Linhas Paulista, Leste-Oeste e Norte-Sul do Metrô, nas Estações Paulista/Consolação, República e Luz.

De acordo com Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, em 2004, o governo do Estado já investiu na Linha 4 cerca de R$ 155,3 milhões, sendo R$ 65,7 milhões de recursos do Tesouro e R$ 89,6 milhões de financiamento do Bird.

30 mil empregos diretos e indiretos

A expectativa do Metrô é de que o novo empreendimento gere, nos próximos quatro anos, cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.

Com a primeira etapa concluída, a Linha 4 transportará 962 mil passageiros por dia. Na segunda fase, está prevista a construção das Estações Vila Sônia (em estudo), Morumbi, Três Poderes (em estudo), Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis.