Mais uma gravura de Picasso roubada da Pinacoteca é recuperada

Portal G1 - Segunda-feira, 18 de agosto de 2008

seg, 18/08/2008 - 14h58 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil de São Paulo recuperou a única obra roubada da Estação Pinacoteca que continuava desaparecida: a gravura “Minotauro, bebedor e mulheres” (1933), do espanhol Pablo Picasso. Ela  foi abandonada na Rodovia Raposo Tavares após policiais realizarem  uma operação na favela de Paraisópolis, na região do Morumbi, Zona Sul de São Paulo. A ação ocorreu depois que a polícia recebeu uma denúncia anônima.

A autenticidade da gravura foi atestada na manhã desta segunda-feira (18), pouco mais de dois meses após o roubo. Ela foi recuperada por policiais do 34º DP (Morumbi) na noite de sexta-feira (15). No dia 12 de junho, quatro obras foram levadas por criminosos, em uma ação registrada por câmeras.

Roubo

Das peças roubadas da Estação Pinacoteca, a primeira a ser recuperada foi “O pintor e seu modelo” (1963), também de Picasso. Ela estava escondida no telhado da casa de um dos suspeitos do crime, em um Conjunto Habitacional da Zona Leste de São Paulo.

As outras duas obras foram encontradas no dia 6 deste mês: ‘Mulheres na Janela” (1926), do brasileiro Di Cavalcanti, e o guache sobre cartão “O casal” (1919), do pintor naturalizado brasileiro Lasar Segall. Os quadros pertencem à Fundação José e Paulina Nemirovsky e estavam no 2º andar do prédio. Eles têm valor estimado em R$ 1 milhão, segundo a Secretaria da Cultura.

A investigação do caso está com o Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), que prendeu um gerente de padaria, suspeito do crime, quando os policiais recuperaram duas obras no início do mês. Outros dois homens foram identificados nas imagens do circuito interno da Estação Pinacoteca, mas continuariam foragidos. A Secretaria de Segurança Pública não soube informar se houve presos nesta segunda-feira (18).