Mais saneamento

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 26 de outubro de 2004

ter, 26/10/2004 - 9h00 | Do Portal do Governo

Editorial

É de justiça destacar os avanços registrados em Guarujá, no que respeita à ampliação da rede de coleta domiciliar de esgoto, a cargo da Sabesp. Em 1997, no total da cidade e de Vicente de Carvalho, haviam 12.961 moradias ligadas ao sistema. Atualmente são 30.686, o que significa um aumento de 136% no número de residências que passaram a contar com esse serviço. A empresa estatal calcula que, até 2007, o índice de coleta atinja 95% na Ilha de Santo Amaro, contra 58%, hoje, em Guarujá, e 50% em Vicente de Carvalho.

Para tanto, a Sabesp já investiu R$ 150 milhões, e mais investirá, mas compensa, pois os ganhos sociais e ambientais são inestimáveis. Mais saneamento melhora as condições de saúde da população e ajuda a preservar o ambiente. O esgoto que deixa de ir para o mar, em Vicente de Carvalho, sendo captado para tratamento, é um fator a menos de contaminação das águas do estuário — um problema que até bem pouco tempo exibia níveis alarmantes, e continua muito grave.

Tudo o que se fizer nesse campo, portanto, é positivo, pois concorrerá para eliminar deficiências crônicas de nossas comunidades. Por isso, cabe esperar da Sabesp que revele o mesmo empenho em relação aos demais municípios litorâneos onde a falta de saneamento é também acentuada.