Mais saneamento

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 8 de outubro de 2004

sex, 08/10/2004 - 10h08 | Do Portal do Governo

Editorial

O grande pacote de obras de saneamento que o Governo do Estado anunciou recentemente inclui, com muita oportunidade, a ampliação ou modernização das redes de água e esgoto de municípios dos Litorais Norte e Sul e do Vale do Ribeira. A decisão é importante porque se trata, entre todas as regiões do Estado, das que exibem os maiores déficits daqueles serviços essenciais.

Em termos de contribuição à melhoria das condições sanitárias das comunidades, os projetos têm um valor inestimável e, através da prevenção de várias doenças, os próprios gastos específicos do setor de saúde tendem a diminuir de forma significativa. Não é só. Toda a faixa litorânea tem intenso movimento turístico, que cresce a cada ano, constituindo-se na principal atividade econômica de suas cidades. Nesse contexto, sistemas de saneamento suficientes para atender à demanda, fixa e flutuante, devem ser considerados prioritários. Hoje, a situação deixa a desejar e é essa lacuna que o Estado se dispõe a corrigir.

Só se espera que as iniciativas — que contarão, também, com recursos da União — sejam realizadas dentro dos prazos estabelecidos e que a promessa do governador Geraldo Alckmin, de levar água e esgoto para 100% da população, seja integralmente cumprida. Já não era sem tempo.