Mais saneamento

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 9 de março de 2004

ter, 09/03/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

Editorial

É das mais positivas a informação divulgada pelo governador Geraldo Alckmin, em sua última visita a Santos, de que nada menos do que US$ 250 milhões vão ser investidos em projetos de saneamento básico na Baixada Santista. Desse total, US$ 150 milhões virão de um banco oficial do Japão, e o restante será completado pelo Estado.

Com as obras previstas, o objetivo é levar água tratada à totalidade das residências da região, e ligar 95% delas à rede coletora de esgotos. Está aí o elevado alcance social da iniciativa, pois, como é sabido, a Baixada conta com inúmeras favelas, habitadas por milhares de pessoas, que não dispõem desses serviços essenciais. Passando a tê-los, certamente haverá não apenas uma sensível melhoria da qualidade de vida da população desses núcleos, como também a diminuição dos gastos públicos com saúde, aliviando a demanda nas unidades de assistência médica e hospitalar.

São empreendimentos de execução demorada, estes, mas o importante é que saiam do papel, etapa por etapa. Tendo em vista a atenção especial que o atual governador tem dado às reivindicações dos municípios litorâneos, vale acreditar que não estamos diante de uma promessa típica de ano eleitoral, e sim de um compromisso efetivo, a ser cumprido dentro dos prazos fixados.