Mais leitura nas escolas

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 12 de janeiro de 2007

sex, 12/01/2007 - 11h23 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Serra vai levar o Ler e Escrever, que criou na rede municipal, para as 5,3 mil unidades estaduais

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

O governador José Serra anunciou ontem, com exclusividade para o JT, que irá adotar o programa Ler e Escrever – que desde 2006 é desenvolvido nas escolas municipais da Capital – na rede estadual de ensino, o que fará com que os alunos de 1ª série das escolas estaduais passem a ter reforço de alfabetização e para aqueles que chegam com dificuldades na 4ª série será oferecida reposição de aulas por meio de classes especiais.

Segundo o governador, há algumas adequações a serem feitas no programa Ler e Escrever para que a sua aplicação na rede estadual seja bem-sucedida. “Estamos levando para o Estado o que fizemos na Prefeitura da Capital de forma mais ampla, pois teremos mais de um professor para as turmas de 1ª série e o programa também será estendido ao Ensino Médio por meio de incentivo à leitura, com material de formação para os professores, entre outras etapas que ainda estão em fase de definição”, afirmou Serra.

“Jovem cidadão” nas escolas

O governador José Serra, por meio de reportagem publicada na semana passada no JT, tomou conhecimento do projeto de incentivo à leitura desenvolvido na EE Maria Antonieta Martins de Almeida, em Embu das Artes, que premiou a aluna da 6ª série Nicole Melo dos Santos, 12 anos, por ter lido 80 livros em 5 meses.

E, ontem, não só Nicole, mas sua avó Adelaide de Souza Melo e a equipe pedagógica da escola foram recebidas pelo governador no Palácio dos Bandeirantes. “Fiquei impressionado quando li no jornal os resultados deste projeto de leitura, que inclusive contou com o apoio de alunos monitores. Essa é uma experiência que pretendemos generalizar para toda a rede estadual”, disse Serra.

A professora readaptada Damiana Silva, que atua no período da manhã na biblioteca da escola, explica o funcionamento do projeto. “Lançamos o desafio de leitura para todos os alunos e para isso tivemos de abrir as portas da biblioteca. Mas isso só foi possível com o apoio financeiro da Associação de Pais e Mestres (APM), o que permitiu por meio do projeto Jovem Cidadão de inclusão ao mercado de trabalho a contratação de alunos do Ensino Médio para atuarem como monitores à tarde na biblioteca, que antes ficava fechada neste período.”

No entanto, a professora Damiana destaca que Nicole é uma aluna exemplar. “Ela é um caso especial, pois é muito concentrada e antes mesmo do projeto já tinha o hábito da leitura.”

Já a aluna Nicole conta que por causa do desafio do projeto de leitura – que prometeu dar R$100 para o aluno que mais lesse no semestre – chegou a ler 100 páginas em 3 horas. “Gosto muito de ler, mas por causa do projeto me dediquei mais.”

Nicole conta que ainda não sabe o que vai prestar no vestibular, mas garante que nunca vai abandonar o hábito da leitura. “Ainda não pensei no que quero ser, só sei que gosto muito de ler.”

Até o governador José Serra se surpreendeu com a quantidade de livros lidos pela menina. “Quando eu estava na 7ª série li toda a obra de Machado de Assis na biblioteca da escola. Mas confesso que eu nunca cheguei na marca dos 80, li no máximo 30 livros naquela ocasião.”

A avó de Nicole se enche de orgulho ao falar da neta. “Criei ela sozinha e na 2ª série ela desenvolveu o hábito da leitura. Fiquei tão emocionada com todo esse reconhecimento que cheguei a emagrecer 5 quilos na última semana.”

Agora, a diretora da escola Helena Masumi Okamori pretende ampliar o projeto para o período noturno. “Se conseguirmos mais verba para contratar alunos monitores, abriremos a biblioteca também no período noturno.”